Departamento de Informática
Matemática / Informática

Mercado tem défice
de 600 mil informáticos

A licenciatura de Matemática Informática é uma das que mais oportunidades oferece a nível de futuro profissional. Um curso que pretende formar profissionais de elevada qualidade para o mundo das novas tecnologias de informação.

 Por Helena Machado

Estruturas de apoio

- Biblioteca departamental
- Centro de informática (aberto 24 horas): Workstation de multiprocessamento; Sala de terminais e PC´s; Redes (internas e externas)
- Laboratório de micro-ensino (filmagem e visionamento de aulas práticas em estúdio televisivo).
- Acesso permanente à internet (com correio electrónico, telnet e www.).

Estrutura curricular

Duração normal do curso: 5 anos lectivos

- Áreas científicas do curso:

Matemática
Informática
Economia e Gestão

 

- Nº. total de unidades de crédito necessárias à concessão do grau: 160

- Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:

- Áreas científicas obrigatórias:

a) Matemática - 60,0
b) Informática - 52,0
c) Economia e Gestão - 11,0
d) Projecto - 15,0

- Áreas científicas optativas:

a) Matemática - 7,0

A licenciatura surgiu na UBI no ano lectivo de 1983/84. Até hoje sofreu duas reestruturações curriculares, a primeira ocorreu em 1987 e a segunda em 1997. O curso surgiu numa altura em que se tornava urgente dar ao mercado de trabalho profissionais capazes de responder a uma área em crescente desenvolvimento: as tecnologias de informação.
A licenciatura em Matemática Informática pretende dar aos alunos uma formação global e sistematizada de profissionais de Informática, com capacidade de contribuirem para soluções que conduzam à melhoria dos índices de produtividade, permitindo decisões rápidas, que correspondam às necessidades da administração pública e da reconversão industrial do País.
Os alunos de Matemática Informática têm ao seu dispôr um conjunto vasto de estruturas de apoio. Assim, os frequentadores contam com uma biblioteca departamental, um centro de informática, aberto 24 horas por dia, salas de aula com 30 computadores pessoais cada, um laboratório de Sistemas Lógicos e Arquitectura, um laboratório de projectos de fim de graduação, uma sala aberta aos alunos para estudo e realização de trabalhos práticos, redes internas e externas e ainda acesso permanente à internet.
O mercado de trabalho está sempre aberto aos recém licenciados. Este ano lectivo, as expectativas são de que cerca de 20 recém licenciados se lancem no mercado de trabalho. Uma área forte e em desenvolvimento que ano após ano aguarda a saída destes profissionais. Este ano o número de propostas de estágio já chega aos 60. Empresas como a Altitude Software Introduce procura nesta momento 10 estagiários. E o projecto Coimbra Digital procura 20 estagiários.

Engenharia Informática aguarda sim do Ministério

Os avanços ocorridos na área das tecnologias da informação nos últimos 10 anos tornaram a licenciatura deficiente em algumas áreas. Além disso, prevê-se que, nos próximos dois anos, haja um défice no mercado de trabalho de cerca de 600 mil profissionais na área da Engenharia Informática. Por isso se tornou urgente repensar este curso. Neste momento o Departamento de Matemática / Informática está à espera da aprovação do Ministério da Educação para levar avante o novo curso de Engenharia Informática, a ter início em Outubro próximo. O curso de Engenharia Informática tem como principais objectivos formar especialistas com elevada qualificação científica e tecnológica em informática de modo a dar resposta às crescentes necessidades que se observam na área da Informática, quer a nível da investigação quer a nível da indústria e dos serviços.
O curso será estruturado em dois ramos: "Sistemas de informação", que pretende dar ao mercado profissional analistas programadores, gestores de sistemas de informação e gestores de bases de dados; e "redes e multimédia" que dará ao mercado profissional gestores de redes, engenheiros multimédia e especialistas em aplicações gráficas.

 

Clique aqui para regressar à primeira página