Departamento de Engenharia Electromecânica
Engenharia Mecânica

UBI quer aproximação à indústria

É a única Licenciatura de Engenharia numa Universidade Pública em Portugal voltada para o ramo automóvel. Resulta desta circunstância um panorama muito favorável de empregabilidade num sector criador de grande riqueza.

 Por Raquel Fragata

Estruturas de apoio

O curso é apoiado por uma estrutura de Laboratórios de Departamento de Engenharia Electromecânica, entre os quais se destacam:
- Laboratório de Mecânica dos Fluídos e Turbomáquinas,
- Laboratório de Termodinâmica Aplicada e Energética,
- Laboratório de Máquinas Eléctricas e Electrónica de Potência,
- Laboratório de Materiais,
- Laboratório de Mecânica dos Sólidos,
- Laboratório de Mecânica Aplicada,
- Laboratório de Automação e Robótica e
- Laboratório de Instrumentação e Medidas.
A Biblioteca e o Centro de Informática são outras estruturas do suporte à licenciatura.

Estrutura curricular

- Duração normal do curso: 5 anos lectivos

- Áreas científicas do curso:

a) Mecânica e Termodinâmica;
b) Informática, Automação e Controlo;
c) Electrotecnia e Electrónica.


- Nº. total de unidades de crédito necessárias à concessão do grau: 175

- Áreas científicas e distribuição das unidades de crédito:

- Áreas científicas obrigatórias:

a) Matemática - 21
b) Física e Química - 14
c) Electrotecnia e Electrónica - 14
d) Mecânica e Termodinâmica - 87
e) Informática, Automação e Controlo - 21
h) Economia e Gestão - 6,5

- Projecto:

Créditos: 11,5

A Licenciatura em Engenharia Mecânica Ramo Automóvel aparece em 1998 na tentativa de expandir o campo de acção da Engenharia de Electromecânica. Para abrir o leque de opções e contrariar a tendência decrescente do número de alunos, decidiu-se criar duas novas licenciaturas: Engenharia Mecânica Ramo Automóvel e a Engenharia Electrotécnica. São dois cursos de banda mais estreita do que a Licenciatura mãe que engloba, como o próprio nome indica, a vertente eléctrica e mecânica.
Engenharia Mecânica é ainda um curso recente, mas prepara-se para se afirmar como uma Engenharia com grande qualidade no quadro nacional. Esta é para já a percepção que os responsáveis têm da avaliação da Comissão Externa, que visitou recentemente a UBI. Uma boa imagem levaram os membros da Comissão de Avaliação Externa (CAE) da estrutura curricular da Licenciatura e dos meios técnicos e laboratoriais existentes no Departamento de Engenharia Electromecânica, no qual está integrada a Mecânica Ramo Automóvel.
A estrutura curricular consiste no ensino das engenharias e das ciências exactas nos primeiros dois anos, e parte do terceiro e quarto. Nos três últimos anos os alunos começam a trabalhar sobre matérias mais específicas.
Apesar de contestada a composição dos dois primeiros anos, Paulo Oliveira considera ser esta a base essencial para a formação dos alunos, mas no entanto indicia que em breve uma restruturação dos programas destas disciplinas, como são a matemática, álgebra e análise, pode vir a ocorrer. A alteração prende-se com a necessidade de adaptação dos conteúdos programáticos das disciplinas base à área da mecânica. Essa reformulação poderá ser feita através da substituição dos docentes, pondo os professores do curso a orientar essas disciplinas, ou até fornecendo uma especialização aos docentes das outras Unidades Científico Pedagógicas para ensinar estes alunos com as especificidades que a sua esfera de acção obriga.
Uma das funções que pode ocupar o engenheiro mecânico é a de supervisor dos grandes concessionários automóveis, exercício que agora impõem a qualificação superior. Pode trabalhar numa oficina, para uma empresa no desenho de componentes, na área da manutenção e motores ou mesmo na direcção destas empresas, dada a preparação que também é dada das ciências sociais e humanas, como são a Organização e Gestão de Empresas, Planeamento e Produção ou a Economia Europeia. Este é um elemento que enriquece o currículo destes licenciados.

Projecto final avalia conhecimentos

Em 2002/2003 funcionará pela primeira vez o quinto ano curricular e a disciplina de Projecto 1 e 2. Esta é um disciplina especificamente voltada para questões relacionadas com automóveis, vertendo sobre ela todos os elementos da aprendizagem realizada nas ciências básicas e aplicadas leccionadas ao longo do curso. Irá assim corresponder a um projecto de fim de curso: a criação de uma peça mecânica. Aliás esta foi uma das sugestões da Comissão de Avaliação Externa, que pretende ver desenvolvidos projectos experimentais com cariz global aplicando todos os conhecimentos adquiridos. A melhor fórmula de funcionamento do Projecto ainda está a ser estudada e deverá ser, pelo que indiciam as discussões levadas a cabo nas reuniões departamentais, um trabalho conjunto com docentes de outras Licenciaturas do Departamento. A ideia é que, supervisionado pelo docente regente da disciplina, surge uma listagem de planos de trabalho propostos por vários docentes e que seja permitido aos alunos escolher um dos projectos passando a trabalhar com o docente, a quem caberá a orientação do trabalho. Para tal, os docentes encontram-se a estudar a melhor forma de combinar a aprendizagem curricular com o exercício real da profissão destes engenheiros. O objectivo primordial do projecto não é tanto a inovação mas antes a consolidação do que já foi aprendido. "É uma forma de os alunos verem como trabalha um engenheiro na prática. Na maior parte dos casos não é inovador, mas ficam a aprender como é que se faz um projecto, como se reúnem as várias disciplinas para obter o produto final", explica Paulo Oliveira, director da Licenciatura.
"Uma das grandes preocupações que temos é a de nos ligarmos ao tecido empresarial da região", adianta o director da Licenciatura. Esta ligação poderá passar, e essa é na opinião dos responsáveis a solução ideal, por operar com a indústria automóvel nos projectos a desenvolver, tendo em vista a sua aplicação numa das empresas da região.
A interdisciplinaridade e a complementaridade das Licenciaturas de Engenharia é também um factor a explorar pelos responsáveis do curso de Mecânica, com a colaboração de docentes exteriores à Licenciatura a ministrarem disciplinas da sua área de acção.
O ensino ministrado é muito prático e utiliza grande parte dos laboratórios existentes no Departamento. Presentemente alguns alunos e docentes de Mecânica encontram-se envolvidos no projecto multi-disciplinar para construir um protótipo automobilizado (o UBIcar) de baixo consumo que irá correr nas pistas da Shell Eco-Marathon. Este é o projecto que está a ser traçado com alunos e professores de diversos cursos da UBI, cada um operando na sua área de excelência.

 

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