Mais de uma centena de crianças brincou durante a manhã no Parque de Diversões Insuflável
Comemorações do Dia Mundial da Criança
Brincadeiras debaixo de muito calor

Crianças de vários Jardins de Infância e escolas primárias da Covilhã juntaram-se para celebrar o seu dia. Também preocupado com a família, António Guterres vai propor à Assembleia da República legislação sobre o direito de licença parental.


Por Carla Loureiro
e Helena Machado

"É bom ser criança, não temos que estar tão preocupados como os adultos." Quem fala assim é Mariana, oito anos, aluna na Escola de Santo António, uma das escolas que comemorou o Dia Mundial da Criança
Apesar do muito calor, o entusiasmo era grande. Nas caras estava estampada a admiração. Não é todos os dias que se pode brincar no mini escorrega ou dentro do Basílio, uma lagarta gigante.
A algazarra era muita. Com alguns empurrões à mistura, lá iam conseguindo passar à frente uns dos outros para serem os primeiros a entrar nos matraquilhos humanos ou na Casa das 1001 Bolas. As professoras tinham mesmo que dar uns puxõezitos de orelhas para as crianças se comportarem melhor.
Mas a festa não foi só para a criançada. Humberto Santos, pai do Pedro e da Mariana gostou da iniciativa. "Num jardim seria melhor, mas na Covilhã não há", lamenta.
Na hora da partida, o descontentamento era visível, o que contrastava com a excitação da chegada. Mas ao mesmo tempo a satisfação de terem passado um dia completamente diferente apagou qualquer tristeza.

Muito calor aborrece crianças e professores

Mas nas comemorações do Dia Mundial da Criança nem tudo foi do agrado das professoras. A iniciativa da Câmara Municipal da Covilhã foi alvo de algumas críticas por parte destas.
Adelaide Faria, directora do Jardim Escola do Teixoso, queixou-se do local escolhido para o evento. "A organização está esquisita. Deviam ter tido em conta o local. Está muito calor e não há sombras no Campo das Festas". O serviços de transportes também se mostrou pouco satisfatório. "Prometeram autocarros para transportar os miúdos até aqui e afinal não houve. Além disso, não há apoio para as crianças. Esperávamos que houvesse água e um pequeno lanche", afirma Adelaide Faria.
Teresa Mangana, professora do 2º ano na Escola de Santo António, também aponta alguns defeitos. "Os meus alunos foram prejudicados. Marcaram às dez da manhã, mas quando chegámos ainda não estava nada montado."
Margarida Mota, membro da equipa que organizou este evento explicou ao Urbi que o Campo das Festas era o único local possível. "Ainda se pensou no parque de estacionamento da ANIL, mas vimos que o Campo das Festas é muito mais central para ponto de encontro", explica. "Além disso, as comemorações do dia Mundial da Criança já estavam marcadas há algum tempo, e não estávamos à espera que fizesse tanto calor", conclui.

Guterres quer mais tempo para as famílias

O primeiro ministro não quis deixar passar em branco o Dia Mundial da Criança. António Guterres vai propor à Assembleia da República uma medida que torna a licença de direito parental de cinco dias efectiva e irrevogável. Isto é, sempre que nasça uma criança, os pais vão mesmo gozar os dias seguintes com as famílias.
A par desta proposta, a Confederação Nacional das Associações das Famílias irá apresentar a ideia da criação de uma licença e abono destinados a pais que optem por suspender temporariamente o vínculo profissional para cuidarem dos filhos até aos três anos.
A Associação Portuguesa dos Editores e Livreiros (APEL) também se associou ao Dia Mundial da Criança. Cinquenta e duas livrarias de todo o País ofereceram um livro às crianças que as visitaram. Esta preocupação com a leitura é também partilhada pela edilidade covilhanense. De 4 a 8 de Junho irá decorrer na Biblioteca Municipal da cidade a "Semana da Criança" com leitura, exposição de livros infantis, jogos e outras actividades de entretenimento e diversão. Nos dias 6,7 e 8 dois profissionais irão representar histórias e fazer espectáculos de animação. Para Rosete Craveiro, da organização, o objectivo principal desta iniciativa é "ligar as crianças à biblioteca e estimular a leitura".