António Fidalgo

Aulas e exames

É esta a última semana de aulas na UBI. O semestre não chegou todavia ao fim. Faltam os exames. Aulas e exames fazem parte da vida escolar e académica como as duas faces necessárias de uma medalha. Dizer isto é importante, porque, obedecendo à tentação da facilidade ou da via larga, pretende-se muitas vezes banir pura e simplesmente os exames.
Há quem contraponha aos exames uma avaliação contínua. Neste caso, os alunos são avaliados ao passo e à medida em que aprendem. Mas aceitando a bondade desta ideia - e ela é boa, porque mediante uma avaliação frequente professores e alunos se vão dando conta do efectivo processo de ensinar e aprender -, corre-se o risco de querer eliminar uma avaliação efectiva. Toda a avaliação é, utilizando um conceito matemático, discreta, ou seja, não contínua. Para avaliar há que avaliar qualquer coisa e na questão da aprendizagem só pode ser a posteriori. Quem aprende precisa de tempo para aprender tal como quem ensina precisa de tempo para ensinar. Ora ensinar e avaliar ou aprender e ser avaliado são realidades diferentes com tempos diferentes. Mesmo na avaliação dita contínua existem momentos de avaliação, por mais frequentes que estes sejam. Mas são momentos próprios, distintos, discretos.
Se há coisa que pertence ao património cultural da humanidade é a distinção dos tempos. Mais do que um mesmo tempo existem vários tempos que se sucedem, mas que não se confundem num todo uniforme ou contínuo. A Bíblia diz que há um tempo diferente para cada coisa, como por exemplo, um tempo para semear e um tempo para colher.
A avaliação contínua pretende, e bem, que, por um lado, os alunos tomem consciência de que o sucesso da aprendizagem depende do trabalho contínuo, e por outro, os professores se dêem conta (tenham o feedback) da efectiva progressão dos alunos. Mas, e repito, a avaliação é sempre discreta. As eleições são nas democracias momentos discretos de avaliação e de escolha. Mesmo na vida de cada um tem de haver momentos de exame, de reflexão e de avaliação. Na vida escolar não pode ser diferente.