Rui Pedro foi o primeiro autor a protagonizar a iniciativa da ASTA
Encontros com o autor apresentam
Multidão Silenciosa

Sob o tema "Encontros com o autor" a Associação de Teatro e outras Artes (ASTA) apresentou no domingo, dia 10 de Junho, o encontro com o autor Rui Pedro, no Auditório da Associação Académica da Beira Interior.

Por Helena Machado

"Multidão Silenciosa" é um texto que tem como tema principal os acontecimentos do 25 de Abril de 1974 e que nos apresenta o outro lado dos acontecimentos. "Estamos habituados a ouvir falar sobre o que de positivo nos trouxe o 25 de Abril, mas nunca ninguém fala sobre o lado negro da questão. Os manuais escolares nunca referem este lado. Há várias perspectivas de um mesmo assunto. O problema é que só passam metade da história" assim apresenta Rui Pedro o texto de sua autoria. Trata-se de "saber o que está para além dos cravos". Este texto teve uma leitura dramatizada, protagonizada por seis jovens actores.
António Abernú, presidente da ASTA, é o responsável pelos "Encontros com o Autor". "Há gente que provavelmente tem muita coisa escrita e que nunca vão dar a conhecer os seus trabalhos. Foi a partir desta ideia que resolvemos criar os "Encontros com o autor". Podemos dar a conhecer às pessoas esses textos e esses jovens autores, porque de outra forma as coisas continuarão numa gaveta ou numa estante". Os "Encontros com o autor" não propõem só leitura dramatizada, mas existe a possibilidade de um texto ser encenado. Para já, assiste-se só a leitura dramatizada.
Esta iniciativa é para continuar e o próximo encontro já está definido, embora sem data marcada. Os textos lidos serão da autoria do vencedor do concurso literário, promovido pelo Curso de Língua e Cultura Portuguesas.