Dois contadores de histórias fizeram as delícias dos mais pequenos numa semana de comemoração da Criança

Semana da Criança na Biblioteca Municipal
Contadores de histórias

Inserido nas comemorações do Dia Mundial da Criança, a Biblioteca Municipal da Covilhã dedicou uma programação especial aos mais novos. De 6 a 8 de Junho, crianças de três escolas ouviram histórias contadas por dois actores de teatro. Uma forma diferente de incutir nos mais novos o hábito e o prazer da leitura, defende a organização.

Por Carla Loureiro
e Helena Machado

Jorge Alonso e Eva Fernandes são actores profissionais de teatro. Jorge tem experiência com crianças, visto que ensinou expressão dramática em escolas de Lisboa. Para ele as crianças são "um público verdadeiro, espontâneo e participativo". O contacto com os mais novos é estimulante, porque "não é falso". Para os actores esta foi a primeira experiência como contadores de histórias.
"Se tu visses o que eu vi / ias-te admirar / uma cadela com pintos / e uma galinha a ladrar". É desta forma que começa o espectáculo. Ao mesmo tempo abre-se um baú cheio de histórias de Alice Vieira, António Torrado e José Jorge Letria.O difícil foi escolher entre os muitos livros.
A história de três cágados que demoram meses e meses de caminho para chegarem a uma festa; uma borracha que deixa de poder apagar porque está muito cansada. Ou a régua que perdeu os centímetros e o lápis com soluços foram algumas da histórias contadas. Os contadores provocam risos e gargalhadas na criançada, que ouve atentamente cada história.
As escolas seleccionadas para assistir a este espectáculo foram a Escola de Ensino Básico (EB) 1 do Refúgio e as escolas primárias do Bairro Municipal e da Coutada. "Foi feita uma selecção de escolas que não têm vindo a outros espectáculos e iniciativas realizadas na Biblioteca", explica Cristina Seabra, organizadora deste evento.

Biblioteca incentiva à leitura

João Gonçalo, aluno da EB 1 do Refúgio, gostou das histórias e confessa ser leitor dos livros de "Harry Potter". Mas sabe que algumas histórias "são verdadeiras e outras falsas". É a primeira vez que vem à Biblioteca Municipal e na sua escola os poucos livros que existem estão dentro de um armário.
António Batista, professor na Escola EB 1 do Refúgio, defende que devia haver mais iniciativas como esta "porque as crianças são mais cativadas por este género de actividades".
Cristina Seabra espera levar iniciativas como esta às escolas da Covilhã. No entanto "é muito provável que se volte a repetir esta iniciativa na Biblioteca durante o próximo ano", conclui Cristina Seabra.
No final do espectáculo os contadores deixaram um pedido às crianças: "não guardem as histórias para vocês, contem-nas a alguém", pois uma história guardada é uma história morta.