À descoberta das tradições
Programa INICIATIVA
reúne jovens da região em Cantar Galo

Por Ana Maria Fonseca

Trinta e dois jovens do distrito de Castelo Branco estiveram reunidos no primeiro fim de semana de Junho para conhecer a vila de Cantar Galo e a freguesia do Lameirão. O encontro contou com participantes dos 12 aos 18 anos.

Um fim de semana para conhecer a vila de Cantar Galo foi a proposta que reuniu jovens dos 12 aos 18 anos, durante três dias naquela freguesia do concelho da Covilhã. Apesar de o encontro ser a nível distrital, a maioria dos participantes provinham da vizinha Vila do Carvalho. "Concorremos ao programa INICIATIVA com intenção de fazer um encontro a nível nacional. Mas as provas globais realizadas nesta altura não permitiram concretizar esse objectivo", explica Catarina Gabriel, animadora social da Junta de Freguesia de Cantar Galo e responsável pela organização do evento.
No primeiro dia, sexta feira, 1, os participantes foram recebidos com um convívio e a apresentação do programa. Em seguida, e para comemorar o Dia Mundial da Criança, houve lugar para um momento de poesia e prosa, recitadas por crianças da vila.
Para sábado de manhã, a organização preparou um roteiro turístico, orientado pelos membros mais velhos do grupo de jovens. Pela tarde foi altura de uma visita ao Museu de Lanifícios da cidade da Covilhã.

Tradições servem brincadeiras

O espectáculo de abertura das actividades da noite de sábado contou com as danças de um grupo de crianças que retrataram as charadas do jogo. O objectivo do passatempo, inédito na região, era dar a conhecer de forma divertida a vila de Cantar Galo e a freguesia do Lameirão. O jogo, encenado em várias salas temáticas, foi erigido na sede, ainda em construção, do Grupo Desportivo e Recreativo Unidos do Lameirão. Formadas as equipas e explicadas as regras foram sendo apurados os conhecimentos dos jovens sobre temas relacionados com a tradição e características regionais: os lanifícios, a floresta, a água e os mitos.
A noite terminou com uma prova de orientação e no domingo, a tarefa foi desmontar tudo. Agora os materiais estão guardados à espera de uma próxima utilização. "Já tivemos uma proposta de levar este jogo a Viana do Castelo, para o Dia Mundial da Juventude", conclui Catarina Gabriel.