Manuel Santos Silva esteve presente na abertura do
Dia da Revista e do Livro
Dia da Revista e do Livro
Iniciativa das Ciências Sociais e Humanas debate publicações

O aniversário dos "Anais Universitários - Série Ciências Sociais e Humanas" foi comemorado com a realização de um encontro de vários especialistas em publicações científicas. A especificidade, os públicos e o futuro da revista científica foram discutidos pelos presentes.

Por Marisa Miranda

"Somos uns felizardos em podermos, ao mesmo tempo, ler revistas e livros, consultar textos on-line e portais na Web". A frase é de Ana Ussman, presidente da Unidade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, que na companhia do Reitor, Manuel Santos Silva, deu início ao Dia da Revista e do Livro de Ciências Sociais e Humanas, iniciativa do Departamento de Gestão e Economia.
A data marca também os 10 anos de existência dos "Anais Universitários - Série Ciências Sociais e Humanas", publicação cuja última edição, a décima, é dedicada aos "Temas de Economia e Gestão". Alice Tomé, directora da publicação, lembrou que o seu principal objectivo é "transpor fronteiras, sair da interioridade individual e local para a exterioridade universal". Paralelamente foi publicada uma edição especial de aniversário, "Anais Aniversário", com prefácio de Manuel Santos Silva.
Durante o evento foi ainda apresentado o primeiro número da Revista de Gestão e Economia da UBI. Nesta edição podem ser consultadas notícias relativas ao Departamento de Gestão e Economia. Depois de ter sido editado o número de lançamento desta revista, em Novembro do ano passado, os "pais" desta publicação, Ana Ussman e Carlos Osório, presidente do Departamento de Gestão e Economia, viram mais uma etapa cumprida. "Se uma revista só vive dos seus autores também só sobrevive dos seus leitores", apelou a directora. No entanto, a responsável insiste na manutenção da "cientificidade dos textos" que compõem a divulgação.
Coube a Carlos Osório fazer o lançamento da série - "Textos para Discussão On-line", disponível na auto-página do Departamento de Gestão e Economia [http://www.ubi.pt/externos/dge.html] . Com este projecto os responsáveis do Departamento pretendem "promover a disseminação da investigação na área das ciências económicas e empresariais".

Revistas científicas devem captar novos públicos

O futuro das publicações científicas, de cariz universitário, foi o mote para a comunicação do Professor Adelino Torres, director da revista "Episteme", da Universidade Técnica de Lisboa. "A revista científica universitária deve ser porta-voz e intermediária entre vários status", afirma. O futuro de qualquer revista desta índole, defende o investigador, deverá passar pela abertura do meio universitário ao exterior, alargando e diversificando o seu tipo de leitores.
O fechamento nas temáticas e hiperespecialização deste tipo de artigos é um constrangimento à sua difusão para lá dos meios académicos.