Por Viviana Vieira


O desfile das Marchas Populares
vai encher as ruas da cidade
no próximo sábado

A 13ª edição das Marchas Populares da Covilhã, contam com a participação de cinco marchas juniores e cinco marchas seniores.
O desfile tem lugar no dia 23 de Junho do Largo da Segurança Social em direcção ao Pavilhão da Associação de Industriais dos Lanifícios (ANIL). Todas as marchas voltam a mostrar-se ao público dia 30 no Estádio José Santos Pinto.
Organizada pelo Grupo Desportivo da Mata, as Marchas Populares da Covilhã contam novamente com a presença da Marcha de Alfama, no entanto a marcha lisboeta só vai participar no desfile de dia 30 no Estádio Municipal. Paulo Rosa, presidente da direcção do Grupo, adianta que "a Marcha de Alfama este ano não vai fazer parte do desfile, mas vai fazer parte da exibição no Estádio de futebol da Covilhã, porque a sua apresentação demora 20 minutos e no passado ano devido ao reduzido espaço, poucos puderam apreciar a sua". Estando inicialmente inscritas 11 marchas, Paulo Rosa regista já uma desistência, a da Marcha Júnior do Orfeão da Covilhã.
As marchas vão sair do Largo de Segurança Social, sobem em direcção ao Estabelecimento Prisional da cidade, cortam para a Escola Frei Heitor Pinto, descem a Avenida em direcção ao Tribunal, seguem pela estrada nova junto à Biblioteca Municipal e terminam no Pavilhão da ANIL. Durante todo o percurso os concorrentes vão interpretando a marcha Cidade da Covilhã, escrita por Manuel Alves dos Santos e só à entrada do Pavilhão é que cada marcha vai interpretar o tema que preparou.
Paulo Rosa advertiu desde já todos os participantes que nesta edição a "vai ser mais rigorosa no que respeita ao cumprimento do regulamento".
A XIII edição das Marchas da Covilhã custará nove mil e 500 contos, dos quais oito mil e 500 são dados pela Câmara Municipal e o restante é financiado pelo Grupo Desportivo da Mata.
Este ano os prémios foram aumentados em cinquenta contos, assim as marchas juniores ganham 350 contos e as marchas seniores 450 contos.
A organização espera que a 13ª edição das Marchas Populares da Covilhã tragam para a rua todos os covilhanenses e arredores, porque "esta é uma festa de todo o concelho da Covilhã".