Apesar de simplificado o sistema de pagamento das bolsas de estudo não deixa de implicar a deslocação aos Serviços Sociais
Pagamento de Bolsas de estudo
Novo sistema a partir de Julho

A forma de pagamento de bolsas de estudo vai mudar. A partir de Julho, os alunos irão receber o subsídio por transferência bancária.

Por Cláudia Cardoso


O aumento do número de alunos bolseiros levou os Serviços de Acção Social da UBI (SASUBI) a alterar o sistema de pagamento da bolsa de estudo. "A emissão de cheques é muito complicada. Têm que se assinar muitos cheques", explica Silva Raposo, administrador do serviço. Assim, a partir de Julho, a bolsa passa a ser depositada directamente na conta do estudante. "É uma orientação do próprio Fundo de Apoio ao Estudante, organismo que coordena os Serviços Sociais, a quem pedimos parecer", afirma ainda. "Facilita o aluno e facilita os Serviços Sociais."
Inicialmente, os alunos têm de entregar, na tesouraria dos SASUBI, o número de identificação bancária bem como uma declaração de autorização de utilização do mesmo para efeitos de pagamento da bolsa por transferência.
O pagamento pelo novo sistema será efectuado no dia 27 de cada mês, desde que o aluno bolseiro se dirija aos SASUBI, entre os dias 10 e 23 do respectivo mês, a fim de assinar o recibo. Caso a assinatura só se processe entre o dia 24 e o dia 9 do mês seguinte, a transferência só será efectuada uma semana depois do dia em que o aluno assinar.
Os alunos consideram que esta alteração é pouco benéfica. Se é verdade que a transferência poupa uma ida ao banco para depositar o cheque, há outro problema que fica por resolver. "A maior dificuldade é termos de continuar a ir aos Serviços Sociais assinar o recibo", afirma Anselmo Crespo, aluno bolseiro.