Por Helena Machado


Aldina Santiago e Cristina Fael
foram as últimas oradoras nas conferências de Engenharia Civil, uma iniciativa a repetir no próximo ano


O Ciclo de Conferências de Engenharia Civil terminou, no dia 13 de Junho, com duas palestras. A primeira foi dedicada ao tema "Características metálicas sujeitas a temperaturas elevadas", apresentada por Aldina Santiago, docente da UBI. Aldina Santiago apresentou o resultado da sua tese de mestrado, um estudo sobre o comportamento do aço quando sujeito a temperaturas elevadas. "Esta tese incide sobre a possibilidade de diminuir o risco e as consequências de um incêndio na estrutura de um edifício", explica Aldina Santiago. "Não se pretende criar resistência ao fogo. O objectivo é que um edifício aguente o mais possível, de forma a que as pessoas possam sair em segurança", conclui. Este estudo incidiu sobre o aço, visto que este material é o que apresenta mais problemas, quando sujeito a altas temperaturas.
A segunda palestra da tarde teve como tema "Descarregamentos em degraus e escoamentos em modelos sucessivos" apresentada por Cristina Fael, também docente da instituição. A palestra apresentada é resultado da tese de mestrado e incidiu sobre um modelo de descarregamento de barragens. O descarregamento da água, feito em degraus sucessivos, leva a que a força da água perca energia. "Se houver necessidade de construir um novo descarregador, que dissipe energia ao longo do seu comprimento, esta poderá ser uma boa solução, embora não seja única. No entanto esta apresenta custos de construção muito reduzidos", refere Cristina Fael.

Hora de balanço

Ferreira Gomes, director do Departamento de Engenharia Civil (DEC), aproveitou a ocasião para fazer um "balanço positivo" deste ciclo de conferências "Civil 2000". "O modelo adoptado este ano revelou-se muito mais eficaz. Quando faziamos conferências uma ou duas semanas seguidas, embora resultasse, não conseguíamos dar o tratamento devido aos nossos convidados. Com este modelo, de uma conferência todas as quartas feiras, conseguimos que todos os convidados visitem as nossas instalações, o que faz com que levem uma imagem muito positiva da Universidade" explica Ferreira Gomes. Por outro lado, este modelo também se revelou eficaz na participação dos alunos. "Ao realizar uma palestra semanal, os alunos não se maçam e acabam por vir com mais gosto. O balanço é muito favorável a todos os níveis. É uma experiência a realizar, pelo menos durante mais um ano", conclui.
A par da continuação das conferências, Ferreira Gomes tem, ainda, o projecto de realizar, com sede na UBI, um ciclo de conferências a nível nacional.