UBI vai abrir vagas para 1180 novos alunos
Vagas para 2001/2002 totalizam 1180
Sete novas Licenciaturas em Outubro

O Ministério da Educação já divulgou a lista de vagas para o acesso ao Ensino Superior no próximo ano. A UBI arranca com sete novas licenciaturas (Medicina, Engenharia Informática, Engenharia Química, Filosofia, Psicologia, Português/Inglês e Português/Espanhol) e 1180 vagas.

Por Raquel Fragata


A UBI vai abrir, em Outubro próximo, 1180 novas vagas repartidas por 28 licenciaturas. A Licenciatura em Medicina abre com 60 vagas. Para além desta a UBI abre seis novos cursos: Engenharia Informática, Ramo de Sistemas Informáticos e Ramo Redes e Multimédia, com 60 vagas e Engenharia Química, Ramo Celulose e Papel e ramo Ciências do Ambiente, com 35. Psicologia vai admitir 30 alunos, bem como Filosofia. Os cursos de Português/Inglês e Português/Espanhol via ensino abrem este ano com 20 lugares cada.
Os cursos com o maior número de vagas continuam a ser Engenharia Civil, com 100, e Gestão, 90 vagas, seguidos de Ciências do Desporto com 70. Bioquímica vai admitir 50 novos alunos, tal como Economia. Ciências da Comunicação e Sociologia vão dispor de 45 vagas. Matemática, Informática, Química Industrial e Língua e Cultura Portuguesas, 40. Optometria e Optotecnia - Física Aplicada, nova designação da Licenciatura em Física Aplicada - Ramo Óptica, Física e Química e Engenharia Electrotécnica abrem 35 vagas.
O Ministério da Educação disponibilizou 30 vagas para os cursos das Engenharias Têxtil - Ramo Produção e Ramo Confecção, Electromecânica, da Produção e Gestão Industrial, Aeronáutica, Mecânica, Design Multimédia e Design Têxtil e do Vestuário.
Para o Reitor da UBI, Manuel Santos Silva, este é um momento de satisfação que culmina um longo e díficil processo de negociação com o Ministério da Educação que reconheceu na UBI um plano de desenvolvimento coerente.
A criação das novas licenciaturas da Unidade de Artes e Letras é para o responsável um momento igualmente importante. "Ganha-se massa crítica", afirma.