Por Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi


João Petrucci exibe o cheque de nove mil contos, oferecido pela Câmara

"O Sporting da Covilhã tem que ser o espelho, o emblema e o estandarte das aspirações das gentes da Beira". João Manuel Petrucci, o novo líder dos "Leões da Serra", iniciou com esta ideia a sua intervenção no 78º aniversário do clube. Na primeira cerimónia oficial a que preside depois da tomada de posse, na terça-feira, 5, o dirigente volta a apelar às empresas e instituições da cidade no sentido de darem mais apoio à associação "mais emblemática e representativa de toda a Beira Interior".
A cerimónia, realizada na sexta-feira, 15, reuniu cerca de 60 pessoas num restaurante do centro da cidade. Um número pequeno dado o universo de sócios do clube, mas que Petrucci faz questão de minimizar até porque, "nem todos têm a mesma disponibilidade". O facto de haver pouca gente no jantar, ressalva, "não significa que a cerimónia seja elitista ou que os associados não estejam com a direcção". O importante, assegura, "á angariar mais apoios e fazer sentir à cidade que o clube precisa de todos para alcançar os objectivos propostos". A meta, segundo os dirigentes leoninos, é a I Liga, porque, justifica Brito Rocha, presidente da Assembleia Geral, "esta região merece uma equipa nesse escalão". Para concretizar tais propósitos, defende Petrucci "é necessário que cidade e clube caminhem lado a lado e não de costas voltadas".

Insistência na formação

Outra das bandeiras dos responsáveis do clube, e tema abordado em todas as intervenções diz respeito à formação. Nas palavras de João Manuel Petrucci, "a aposta na juventude e nos escalões de formação não pode ser adiada sob o risco de se hipotecar o futuro". Como prova do empenho do clube neste aspecto, o presidente anuncia a promoção de seis jovens, que na última época militaram nos Juniores leoninos, à formação principal. Não só, explica, "pelo facto de minimizar os custos do plantel, mas porque são fruto das escolas do clube e porque justificaram a aposta que vamos fazer neles".
Ainda no que diz respeito à formação, Petrucci adianta que ainda não vai ser este ano que vão ser constituídas as "escolinhas do Sporting da Covilhã". Segundo o dirigente, ainda não existem as condições suficientes para que esse projecto possa arrancar, pelo que, este ano, o clube se vai ficar pelo escalão de Iniciados.

Prenda de nove mil contos

Presente na festa dos "Leões da Serra", em nome da Câmara Municipal da Covilhã, esteve o vereador Alberto Alçada Rosa. O número dois da autarquia admite não ser um adepto atento do mundo do futebol mas não deixa de realçar a importância do Sporting da Covilhã na cidade e na região. Um clube que, afirma, "ultrapassa a própria Cova da Beira, e que movimenta uma massa de adeptos considerável". Alçada Rosa não se ficou pelos elogios aos leões e acabou por ser o portador da prenda mais importante para o "aniversariante": um cheque no valor de nove mil contos. Uma verba que chega na hora certa uma vez que, revela Petrucci, "os cofres estavam a ficar vazios devido à regularização dos salários dos funcionários e atletas do clube".
O montante refere-se aos protocolos existentes entre o clube serrano e a edilidade para a formação de jovens e estava acordado ser pago em várias tranches. A Câmara decidiu pagar a totalidade de uma só vez e os dirigentes leoninos agradecem. Apesar de admitir que o dinheiro chega numa altura muito importante para o clube e que "o actual executivo camarário foi o que mais fez pelo clube", Brito Rocha acredita que ainda é preciso fazer mais, não só em termos financeiros, mas no que diz respeito às estruturas desportivas. O presidente da Assembleia Geral afiança serem estas as mais necessárias para "levar o clube ao lugar a que tem direito" entre os maiores do futebol luso e crê que o futuro Complexo Desportivo da cidade pode ser o ponto de partida para essa reconquista.






  Cavaleiro quer 18 profissionais
Serranos pretendem Sérgio e Marco Paulo


Para além de Riça e José Carlos (ex-Moreirense), e do médio defensivo Xalana, que Cavaleiro trouxe consigo da Sanjoanense, o Covilhã tem em mira mais dois reforços. Com o flanco esquerdo desguarnecido após a saída de João Miguel, por desacordo de verbas, os dirigentes sportinguistas parecem já ter encontrado o homem certo. Trata-se de Marco Paulo, lateral esquerdo do Varzim. Um jogador com bastante experiência e de créditos firmados no futebol português. Outro futebolista com rota traçada para a Covilhã pode ser Sérgio. Um centro-campista que já esteve com um pé na "cidade neve" durante o último defeso, mas que acabou por ceder a uma proposta do União da Madeira. João Manuel Petrucci, presidente dos "leões" não confirma os nomes, mas admite que as negociações já estão bastante avançadas e que faltam ultimar alguns pormenores relativamente à comissão do empresário.
O máximo dirigente do clube, que se prepara para deixar a chefia do departamento do futebol a Floriano Geraldes, nega, no entanto, que o plantel esteja fechado. Segundo Petrucci, "João Cavaleiro vai examinar os jogadores durante a pré-época e decidirá se é ou não necessário mais algum elemento para o plantel". Certo é que o novo técnico já afirmou não necessitar mais do que 18 jogadores profissionais, grupo a que se juntam os seis Juniores promovidos à espera de uma oportunidade na equipa principal.
Em relação à próxima temporada, Petrucci não consegue esconder o optimismo. "Começámos a trabalhar muito cedo e vamos bastante adiantados para esta altura do campeonato. Ainda estamos a meio de Junho e já temos quase tudo definido em termos de plantel". Os futebolistas vão estar de férias até 17 de Julho, dia em que começam os testes médicos. Três dias depois a equipa é apresentada no Municipal Santos Pinto e, no dia 23, começa o trabalho em força.
Entretanto, estão previstos jogos de pré-temporada com duas equipas do Porto. Com Salgueiros, a 28 ou 29 de Julho, e com o Boavista. A visita dos campeões nacionais ao Santos Pinto é uma "prenda" da Câmara da Covilhã, mas ainda não é certa até porque, até ao início das competições oficiais os "axadrezados" têm vários compromissos e os serranos vão estar envolvidos na disputa da Taça Distrital para clubes em competições nacionais
.