Por Rita Lopes
NC/Urbi et Orbi

Apenas 20 metros de ponte representam um grande passo no desenvolvimento e reforço dos laços de amizade entre Portugal e Espanha

"Agora, com a nova ponte, Penamacor e Valverde del Fresno podem unir esforços na defesa dos seus legítimos interesses e ambições de desenvolvimento". As palavras são de Ferro Rodrigues, ministro do Equipamento Social, que, ao lado de José Luís Gonçalves, edil de Penamacor, Juan Carlos Rodrigues Ibarra, presidente da Junta da Extremadura, e Francisco Alvarez Cascos, ministro do Fomento espanhol, inaugurou a infra-estrutura na segunda-feira, 8.
Cerca de 20 metros de cumprimento é quanto mede a nova travessia que, mais do que uma simples ponte de passagem, pretende marcar a diferença nas relações entre as duas regiões e, simultaneamente, entre os dois países. Reclamada há várias décadas por ambos os lados, a estrutura vem, finalmente, "realizar o sonho e cicatrizar a ferida que existia entre os dois povos". Quem o defende é Juan Carlos Ibarra: "Antes só nos relacionávamos para o contrabando. Agora, podemos caminhar juntos rumo à Europa, esbater as fronteiras e apostar num futuro mais próximo". A ideia é partilhada por José Luís Gonçalves, que aguardava a obra "desde miúdo, quando tinha que ir a Espanha e apanhava alguns sustos ao atravessar o riacho". "Além da ligação dos dois concelhos, a ponte tem uma importância vital, dado que ambos se situam no centro do eixo de ligação à fronteira marítima portuguesa, às praias, à Cova da Beira", diz o autarca. Mas acrescenta: "Ao mesmo tempo, permite uma aproximação mais rápida a Madrid e ao centro de Espanha".
O intercâmbio de investidores é outra vantagem da infra-estrutura apontada pelos responsáveis. Francisco Cascos é claro quando, dirigindo-se a Ferro Rodrigues, convida os portugueses a "invadirem" Espanha. "Dizem que existe um pressão de investidores espanhóis sobre o vosso território. Devo dizer-lhe que ficamos contentes que Portugal nos invada. Qualquer investidor vai ter sempre a porta aberta". Sem deslizar na ironia, Gonçalves aproveitou a oportunidade para lançar o desafio: "Esta ponte traz-nos muita responsabilidade e não vai permitir mais desculpas, sobretudo dos empresários". "Agora têm um sinal de esperança e convite à capacidade de aventura em concorrer de igual para igual no mercado espanhol", acrescenta.

Estrada 569 é o próximo passo
Cerca de 100 mil contos é o custo da nova ligação, comparticipados, na íntegra, pela Junta da Extremadura. Ferro Rodrigues não se mostrou incomodado com esse facto: "Isso não nos preocupa. O fundamental não é o custo, aqui reduzido, mas o significado. O valor psicológico. E esse é grande".
Assim, perante a despreocupação do ministro, o edil penamacorense apressou-se a pedir outras obras vitais para o desenvolvimento da região. A remodelação da estrada 569, que liga Penamacor ao local da festa, Rio Torto, foi a mais reclamada. "Com a existência de um projecto realizado pela autarquia, há vários anos, os trabalhos podem começar mais rápido", diz.
Contudo, o pedido não obteve resposta concreta nem do ministro nem do secretário de Estado das Obras Públicas, Vieira da Silva, que acompanhou a comitiva. A oferta de disponibilidade para futura cooperação entre administração central e local foi o máximo oferecido pelos políticos. "É uma obra que vale a pena fazer depois desta ligação ter sido melhorada. Trabalharemos em conjunto para a fazer o mais rápido possível", conclui Vieira da Silva.