António Fidalgo

Uma nova UBI

Uma nova UBI é a que terá lugar com a entrada dos novos cursos de licenciatura já em Outubro: Medicina, Filosofia, Psicologia, Inglês, Espanhol, Engenharia Informática e Engenharia Química. É a Universidade da Beira Interior a uma nova dimensão, mais universitária. Imaginemos o que será a UBI daqui a dez anos, com médicos, filósofos e psicólogos. Diferente da actual, sem dúvida, mais forte, mais sólida, mais diversa no seus saberes, na vocação do saber universal.
É claro que será o curso de Medicina a concentrar as atenções, e é normal que assim seja. Medicina é, pelas razões mais variadas, e sobretudo pela grave carência de médicos em Portugal, um curso chave, com enormes reflexos na vida universitária, social e económica da Covilhã e da Beira Interior. Mas cursos como Psicologia, Filosofia e Línguas Estrangeiras também são cursos estruturantes de uma academia. A UBI passa a cobrir as principais áreas do saber, à excepção do Direito. O papel central e dinamizador da Universidade na cultura, economia e desenvolvimento da região, aumentará significativamente.
Muito mais importante que o dinheiro injectado pelo Governo Central na região através do orçamento da universidade, pagamento de salários, investimentos em obras, etc., e do dinheiro que professores e estudantes deixam na cidade, em aluguer de casas, quartos, restaurantes, serviços, etc., é o tremendo impacto que uma universidade tem na vida da região, na formação das pessoas. Não há investimento melhor que a formação cultural, científica e profissional das pessoas. Essa formação é o bem mais precioso que uma região pode obter. Ora é justamente isso que traz a nova UBI.
O desenvolvimento que a Covilhã tem tido nos últimos anos é de facto uma história de sucesso, e condiciona também o desenvolvimento da UBI, mas isso é uma relação recíproca. A UBI precisa de uma cidade pujante e a Covilhã será tanto mais pujante quanto mais a UBI se desenvolver. Para uma nova Covilhã que vai ganhando forma de mês para mês uma nova UBI. E não haja dúvida alguma que a nova UBI é a semente de uma nova realidade local, regional e nacional.