Tentativa de violação de estudante da UBI
Três anos de pena suspensa para agressor

NC/Urbi et Orbi

 

O Tribunal da Covilhã condenou a três anos de pena suspensa e ao pagamento de uma indemnização de 1250 contos, o homem que, em Abril de 2000, tentou violar uma estudante da UBI, natural de Leiria, junto ao Campo das Festas.
O caso chega assim ao fim e, apesar de o arguido não poder pagar a indemnização, a vítima mostra-se satisfeita com a sentença. Para a jovem leiriense, o facto de ter levado o processo até às últimas consequências pode servir de exemplo para outras situações semelhantes. "Se eu e a minha família não o tivéssemos feito, provavelmente hoje não conseguia enfrentar todo este problema com à vontade e com orgulho em mim própria", afirma em declarações ao NC/Urbi et Orbi. A estudante acredita, ainda, que o seu caso, cujo julgamento decorreu a 29 de Maio último, pode servir de exemplo para outras vitimas: "Nem todas as pessoas vítimas de casos semelhantes apresentam queixa e vão para tribunal, por isso, penso que a decisão agora conhecida pode funcionar como um incentivo a que o façam".
Os factos remontam à madrugada de 11 para 12 de Abril do ano passado, quando a jovem, na altura com 20 anos, se preparava para entrar na casa onde residia. Abordada por um indivíduo de 37 anos, natural da Vila do Carvalho, de nome João Rato, a vítima foi, então, agredida e ameaçada de violência sexual. Depois de vários minutos de luta, e numa altura "em que as forças começavam a faltar", foi salva por um grupo numeroso de estudantes que, ao se aperceber da situação, deteve o agressor e chamou a policia. A actuação policial, no entanto, não agradou totalmente à jovem e aos seus pais, que, por isso, apresentaram uma queixa por negligência contra a PSP covilhanense. Uma acção que, neste momento, segue os trâmites normais.