Por Raquel Fragata

Esta é a primeira prova desta modalidade a ter lugar na região

A Turistrela, a Junta de Freguesia de Unhais da Serra, a Inatel e a Kreamus, com o apoio da Federação Portuguesa de Voo Livre, vão realizar de quinta a domingo, 5 a 8, o I Open de Parapente da Covilhã. Nesta prova, dividida em duas classes (Nível I e II, este só para pilotos experientes) vão participar pilotos nacionais de parapente. A Ventus - Parapente Team, também a colaborar com a organização, é a primeira equipa portuguesa profissional desta modalidade e vai estar presente nesta competição que é a primeira na região. Esta equipa esteve recentemente na Grécia a participar na Taça do Mundo 2001.
A encosta Sul Serra da Estrela apresenta boas condições naturais e meteorológicas para a prática deste desporto, proporcionando um voo com base nas brisas de origem térmica. A descolagem é feita a 1200 metros de altura, com orientação para Este e um desnível de 700 metros. A orientação será feita através de máquina fotográfica e GPS.
As inscrições só serão aceites a pilotos com licenças válidas, e custam entre os 10 (Nível I) e 12 mil escudos (Nível II), com agravamento de 10 por cento desde 25 de Junho.
Paralelamente a organização tem a decorrer uma formação sobre competição em parapente orientada pelo piloto Luís Miguel Matos, da Ventus Team, projecção de slides alusivos e escalada.
A iniciativa tem ainda a colaboração da Associação Comercial e Industrial dos Concelhos da Covilhã, Belmonte e Penamacor, da DJR - Desportos e Jogos Radicais e Seda Púrpura.

[mais informações em http://www.arrepio.com/covilha/]