Por Rita Lopes
NC/Urbi et Orbi


O secretário de Estado do Turismo, Vítor Neto, visitou a região durante dois dias e mostrou-se satisfeito com o que viu

"O balanço desta deslocação intensa aos distritos de Castelo Branco e Guarda é extremamente positivo". Quem o defende é Vítor Neto, secretário de Estado do Turismo, no encerramento da sua visita de dois dias que terminou no ponto mais alto de Portugal.
Foi, assim, no Centro Comercial da Torre, que o secretário conheceu os projectos da Turistrela, entidade responsável pelo desenvolvimento da Serra, para aquela zona. Sete milhões de contos é o investimento global para os próximos quatro anos. Um total candidatado ao Fundo do Turismo e ao novo plano de apoio, dos quais "esperamos receber cerca de 60 por cento a fundo perdido", diz Artur Costa Pais, administrador da Turistrela.
Mas, para os próximos dois anos, Costa Pais aponta três transformações prioritárias: Estalagem da Torre, valorização do Hotel Serra da Estrela e pistas de esqui. Infra-estruturas que rondam os dois milhões e meio de contos e que demonstram, diz Vítor Neto, "um sinal de dinamismo numa região que tem dado saltos muito grandes desde 1998". Uma multiplicidade de iniciativas que "afastam tempos de pessimismo, alheamento e insatisfação dos empresários na área do turismo" e que, acrescenta Neto, "rompe assimetrias e abre novos caminhos ao Interior".

Comissão de acompanhamento volta ao terreno

Ampliação do Hotel Serra da Estrela, construção de um aldeamento de montanha nas Penhas da Saúde, recuperação do edifício do teleférico nos Piornos, modernização e plano global de ocupação da estância de esqui, revitalização do edifício da antiga "Messe dos Oficiais da Força Aérea", recuperação do edifício das ex-Oficinas da Torre, apartamentos turísticos da neve e pistas sintéticas em Manteigas. Oito projectos que contam com o apoio do novo plano de apoio ao Turismo e que pretendem, sobretudo, aumentar para 700 o número de camas. "As 200 que temos já não nos permitem negociar com grandes operadores nacionais e estrangeiros. É uma quantidade que impele qualquer empresário, ao ver os turistas a irem dormir a Viseu e a Castelo Branco", salienta Costa Pais.
Perante uma "montanha" de investimentos, um dos pedidos da Turistrela ao secretário de Estado foi a reactivação da comissão de acompanhamento. Vítor Neto mostrou-se disponível: "Só estamos à espera de encontrar uma data de acordo entre todas as entidades". A iniciativa surge numa altura em que, segundo Vítor Neto, "as coisas avançaram de forma expedita". "Agora que os empresários apresentam um conjunto de projectos valioso é a altura certa para voltarmos a agir. E vamos fazê-lo, porque é sinal de que as coisas estão a progredir."