Mentiras         

               na

                    Cama
Gaby Hauptmann

Por Ana Maria Fonseca


Uma jornalista quase a chegar aos trinta anos depara-se com a questão existencial que a todos toca, mais cedo ou mais tarde: Levo a vida com que sonhei, ou está tudo ao contrário?
Depois de constatar que a última hipótese é a que, de facto, povoa a sua vida, decide agir. Contra o companheiro e simultaneamente chefe que não ama nem admira, contra a profissão que não a satisfaz, e contra si própria que sente a vida a passar-lhe ao lado, imparável.
Uma reportagem sobre os jovens brasileiros leva a protagonista, Nina, ao quente Rio de Janeiro. E aqui surge a revelação que irá mudar o rumo dos acontecimentos.
Uma história contemporânea típica que revela as venturas e desventuras de uma mulher emancipada, a tocar os trinta anos e preocupada com isso, à procura da felicidade. É, ao mesmo tempo, uma ironia que sublinha os aspectos tradicionais que persistem nas mentalidades ditas esclarecidas.
Um livro muito leve, de leitura fácil que nos faz rir perante a imaginação burlesca da protagonista, e que não deixa de ser um pouco autobiográfico.
Gaby Hauptmann nasceu em 1957, na Alemanha e é jornalista free-lancer.
Entre outros publicou um livro dentro da mesma linha de "Mentiras na Cama", "Mulher procura Homem Impotente para Relacionamento Sério" que foi muito bem sucedido, provocando grande entusiasmo entre os leitores portugueses.