Por Catarina Moura

António Guterres, em visita à UBI, apreciou as instalações, sistema informático e metodologias de aprendizagem a implementar na Faculdade de Medicina que abre portas em Outubro

Na Universidade da Beira Interior durante cerca de uma hora, o primeiro-ministro visitou pormenorizadamente as instalações provisórias da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), inteirando-se da estrutura e metodologias planeadas para as futuras licenciaturas. De acordo com o presidente do Departamento e da Comissão Científica Departamental da nova faculdade, Luís Taborda Barata, a reacção de António Guterres foi "extremamente positiva", tendo ficado "agradavelmente surpreendido" com os aspectos inovadores da licenciatura em Medicina, nomeadamente ao nível do processo de auto-aprendizagem dos alunos e da articulação da faculdade com os centros de saúde da região e com o Instituto Nacional de Medicina Legal.
A Universidade propôs-se desenvolver metodologias de ensino e aprendizagem inovadoras, recorrendo de uma forma intensiva à aplicação de novas tecnologias de informação. Por outro lado, além de englobar o primeiro Centro Diagnóstico Molecular em Imunodeficiências Primárias, a FCS vai lançar em Outubro o primeiro mestrado do País em Imunologia Clínica, "reunindo um corpo docente muito bom, que inclui professores vindos de Harvard e Salamanca", revela Taborda Barata. Aspectos que deixaram Guterres "esperançoso pela forma como o Ensino Superior se está a articular com a resolução de necessidades sociais básicas da maior importância para as populações, como são as necessidades da saúde".
Antes de partir, os directores das unidades hospitalares da região tiveram a oportunidade de, embora apenas por breves minutos, expor a Guterres a necessidade e urgência de alargar os quadros dos hospitais. "Sendo o quadro actual do Centro Hospitalar da Cova da Beira o mesmo que funcionava nas antigas instalações, encontra-se naturalmente desajustado das necessidades actuais. A abertura do quadro é não só importante para a população como será essencial para a FCS, pois se não houver possibilidade de fixar médicos no Interior, então a criação da Faculdade terá sido em vão", conclui Taborda Barata.

Cybercentro de portas abertas

É de barreiras vencidas que António Guterres fala nesta visita à Covilhã. Consciente da dificuldade que representa vencer o desequilíbrio que o tempo estabeleceu entre o Interior e o Litoral, o primeiro-ministro mostra-se esperançoso com os resultados dos investimentos que estão a ser feitos no sentido de vencer o que classifica como "o terrível problema de desertificação e despovoamento" que a região sofreu nas últimas décadas. "A nova Faculdade de Medicina, o investimento na renovação e electrificação da via férrea, na sociedade de informação, em trazer o gás natural para toda a região, ... são instrumentos essenciais para o desenvolvimento do Interior do País. A tarefa é gigantesca mas essencial", afirma Guterres.
Acompanhado pelo ministro da Educação, Júlio Pedrosa, pelo ministro da Cultura, Augusto Santos Silva, pelo ministro do Desporto, José Lello, pelo ministro do Ambiente, José Sócrates, pela Secretária de Estado da Saúde, Carmen Pignatélli, e pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Miguel Fontes, a visita de Guterres à Covilhã inicia-se pelas 10 horas, com a inauguração do Cybercentro, o primeiro dos seis protocolados pelo Governo para instalar em cidades de média dimensão.
O Cybercentro é um projecto que resulta da parceria de diversas entidades, às quais a UBI se juntou desde o primeiro momento, "empenhando-se profundamente para que a Covilhã e a Região fossem pioneiras e passassem a dispor do primeiro cibercentro a nível nacional", revela o Reitor Santos Silva. "Estamos certos que esta infra-estrutura, com a qual a UBI mais uma vez faz a recuperação do património, estabelecendo a ponte entre o passado e o futuro, constituirá um centro de novas ideias que irão dar origem a novas competências e iniciativas, impulsionando os diversos sectores da sociedade e dinamizando a cultura e a economia da Região", acrescenta.
Situado junto ao Pólo IV, frente ao edifício da Ernesto Cruz, o Cybercentro abriu ontem portas pela primeira vez, das 10 às 19 horas, horário que se irá manter até ao final de Agosto, altura em que se pretende alargar a abertura até às 24 horas. Durante estes dois meses de fase experimental, o acesso ao equipamento será gratuito, sendo posteriormente substituído por uma taxa simbólica.

Ligação do IP2 à Variante confirmada

O discurso do primeiro-ministro volta-se para a importância das auto-estradas - "materiais, as do século XX, e da informação, as do século XXI" - que, diluindo distâncias, permitirão fazer do eixo Guarda-Covilhã-Fundão-Castelo Branco um dos eixos mais dinâmicos para o desenvolvimento do País e a coluna vertebral do Interior. Embora consciente de que continuarão a existir zonas essencialmente rurais onde a tendência para a desertificação não poderá ser invertida, Guterres afirma que a abertura e evolução do Interior reside numa "rede de centros urbanos de média dimensão onde se gerem condições de verdadeiro progresso e bem-estar que possam fixar a população que sai das zonas rurais, evitando que se transfira para o Litoral".
O primeiro-ministro aproveita para revelar que a abertura integral da auto-estrada da Beira Interior está garantida para o final de 2003, finalizando-se em 2002 os troços Guarda-Caria e Mouriscas-Gardete. Ainda a este propósito, anuncia que a ligação do IP2 à Covilhã se fará não só a norte e a sul mas também a centro, através da Variante.
Quanto às auto-estradas do futuro, o objectivo é conseguir prevenir a info-exclusão, ou seja, evitar que venham a haver cidadãos portugueses que não tenham acesso ou não saibam manejar as novas tecnologias da informação. "Ao Estado cabe criar condições para que a modernidade chegue a todos e não apenas aos mais ricos, aos mais poderosos, aos que estão mais perto dos grandes centros", diz Guterres. "É esse papel de combate à exclusão que este Cybercentro representa aqui na Covilhã".
Um combate partilhado pela autarquia, que na passada semana inaugurou a ligação à Internet nas 49 escolas do concelho, possibilitando aos cerca de 4 mil alunos que as frequentam um contacto mais próximo com as novas tecnologias. O edil covilhanense Carlos Pinto adianta ainda que a Câmara Municipal está preparada para encerrar o processo de constituição de um Parque para a Ciência e Tecnologia, que agregará entidades como a UBI, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Fundação Luso-Americana, a Portugal Telecom e o IAPMEI. De acordo com o autarca, "aguarda-se apenas a disponibilidade do ministro da Ciência [Mariano Gago] para formalizar a escritura".





  Professores da Região Centro manifestam-se
Ensino especial sem apoio



Aproveitando a vinda do primeiro-ministro, António Guterres, e do ministro da Educação, Júlio Pedrosa, à Covilhã, o executivo distrital de Castelo Branco do Sindicato de Professores da Região Centro (SPRC) organizou uma manifestação à porta do Cybercentro. O objectivo dos manifestantes era entregar ao primeiro-ministro uma carta aberta na qual solicitam a sua intervenção "no sentido de se fazer o reapuramento das vagas para os apoios educativos e a repetição dos referidos concursos". Indignados com os acentuados cortes sofridos no distrito em relação ao próximo ano lectivo, nomeadamente ao nível do ensino especial, os professores não aceitam a decisão do Ministério da Educação e exigem os apoios educativos necessários para os alunos com necessidades educativas especiais, ou seja, portadores de deficiências de diversa ordem. O pedido do SPRC vai no sentido de que sejam abertas, pelo menos, as mesmas vagas de 2000/2001.
Júlio Pedrosa escutou os manifestantes e declarou que o Governo "está aberto a esse problema, procurando dar-lhe resposta e garantir às famílias que as condições existem". O ministro afirma ainda que ouve "com toda a atenção quem levanta preocupações, pois a nossa obrigação é resolver problemas. Achamos que não existem problemas sem solução.