XIII Festival Internacional
Teatro sobe aos palcos da Guarda

NC/Urbi et Orbi

Desde o dia 5 de Julho, quinta-feira, e até 18 de Julho, a cidade recebe o XIII Festival Internacional de Teatro, uma organização conjunta da Câmara Municipal e Aquilo Teatro. Com um orçamento de 10 mil contos, que não permite competir com outros eventos realizados no País, é um espaço que promete espectáculos de qualidade. O programa desenrola-se dentro e fora de portas, distribuído por vários locais, desde o Armazém de Adubos para Todas as Culturas (Barracão), à Alameda de Santo André, traseiras da Sé Catedral, Largo de Famalicão e Auditório Municipal.
O pátio da Igreja da Misericórdia serve, pela primeira vez, de palco para apresentação de uma peça. Esta situação algo, na opinião de Américo Rodrigues, animador cultural da autarquia, significa que "o teatro ganha mais um espaço de cultura, especialmente, para representações históricas".
Ao longo de duas semanas realizam-se 18 espectáculos, com destaque para a participação de grupos de grande reputação a nível nacional, como é o caso do "Bando" ou "Acert" e também de grupos estrangeiros, concretamente o Centro Experimental de Teatro de Natal, do Brasil, Les Pompistes, de França, e Bernard Massuir, da Bélgica.
Já na XIII edição, o Festival é um evento cultural que conquistou o seu espaço e o seu público, refere a organização. No inicio, ainda no Cine Teatro da Guarda, a assistência era muito reduzida. As assistências na ordem de uma dezena de pessoas já lá vão, uma vez que a persistência educou e criou o público ao longo dos anos. Actualmente, são muitos os que gostam e assistem às peças e é comum encontrar lotações esgotadas.

Exposições no Paço da Cultura

No sábado, 7, teve lugar no Paço da Cultura a oficina de "Interpretacão Teatral", orientada por Moncho Rodriguez e no domingo, 8, no Teatro Aquilo, a oficina "Construção da Máscara e do Figurino", orientada por Cristina Cunha. Ambos os formadores são brasileiros.
No Paço da Cultura estiveram patentes, de 1 a 9, duas exposições: "O Diabo no Universo da Xilogravura Popular do Brasil", do Centro Experimental de Teatro de Natal e "Desenhos de Figurinos Teatrais" de Cristina Cunha.
Em paralelo com o Festival de Teatro, continua o Projecto Andarilho, que tem por objectivo a dinamização das aldeias. O início, no sábado, 7, contou com a actuação do Grupo de Cantares de Aldeia do Bispo, em Gonçalo. Continua no dia 14, na mesma localidade, com o Grupo de Cantares de Arrifana. No dia seguinte, 15, o Grupo Rosinha do Centro Cultural da Guarda vai a Famalicão da Serra e no dia 23, em Pousade, o Grupo de Teatro Aquilo apresenta a peça "O Futuro está nos Ovos".
"Uma Estátua nos Claustros", tem continuidade no Paço da Cultura no dia 24 com "Miss Easy e a Matrafonia Total". No mesmo local, com o objectivo de dar visibilidade à cultura das freguesias, vai estar patente mais uma exposicão sobre "A Memória das Coisas" com peças de Adão, Aldeia do Bispo, Barracão, Corujeira, Famalicão da Serra, Gagos, Gonçalo, Marmeleiro, Misarela Rochoso, S. Vicente, Toito (Ribeira dos Carinhos), Vela e Vila Garcia.