José António Pinho espera uma sede nova pelo próximo Natal
Clube Nacional de Montanhismo
Nova sede pode ser prenda de Natal

Quase 15 anos depois de ter sido despejado o Clube Nacional de Montanhismo volta a sonhar com uma sede própria. O edifício já tem projecto e os responsáveis pensam concluir as obras antes do final do ano.

Por Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi


O edifício para a nova sede do Clube Nacional de Montanhismo (CNM) pode estar pronto antes do final do ano. A notícia é avançada por José António Pinho, presidente da colectividade, que, ao NC, manifestou o desejo de a poder inaugurar "por alturas do Natal". Segundo o dirigente, o projecto, da autoria do arquitecto Pedro Flávio, já está pronto e só falta aprovação da Câmara. Entidade que, em princípio, vai custear a totalidade da obra. A deliberação da autarquia pode estar, segundo Pinho, para breve, uma vez que está prevista a assinatura de um protocolo entre as duas entidades para a cedência da sede dentro de poucas semanas.
O novo "quartel general" dos montanhistas vai surgir, ao que tudo indica, junto à muralha na zona das Portas do Sol. Um edifício com dois pisos amplos que José António Pinho acredita que "vai devolver ao clube os sócios perdidos desde que, em 1986, ficámos sem a nossa sede de sempre".
Com 160 metros quadrados ao rés do chão e 140 no primeiro andar, a futura sede prevê espaços de reunião da direcção e de convívio e lazer. "Vamos ter uma mesa de ping-pong e outra de bilhar, uma lareira e uma varanda de 13 metros de comprimento por um metro e meio de largura", descreve o presidente da colectividade. Argumentos que, espera o dirigente associativo, "vão permitir a angariação de mais associados e a revitalização de algumas secções já extintas do clube, como é o caso do ténis de mesa". A nova sede, anuncia Pinho, "vai ser uma estrutura dirigida aos sócios, sem fim lucrativos, e vai dar ao clube as condições necessárias para se projectar novamente a nível local, regional e nacional".

Clube equaciona novo Parque de Campismo

No que respeita a actividades a breve prazo, o CNM está em conversações com a Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) para prestar apoio durante a edição 2001 da Rampa da Serra. Um evento previsto, este ano, para 5 e 6 de Outubro.
Entretanto, está aberto, desde 16 de Junho, o bar-restaurante do Parque de Campismo das Penhas da Saúde, um recinto gerido pelo Clube de Montanhismo. A estrutura, no entanto, avisa José Pinho, "está a precisar de obras de requalificação e melhoramentos no telhado e paredes". Trabalhos essenciais para aquilo que o CNM projecta para o Parque: "um recinto que consiga atrair turistas e que possa funcionar durante todo o ano". Em 2002, a abertura está prevista para Abril, "de modo a aumentar a rentabilidade do parque", explica Pinho.
Mas o clube não se fica por aqui. De acordo com o dirigente, os responsáveis estão a pensar já numa transformação daquela área de quatro mil metros quadrados num recinto de lazer e convívio. Isto porque, está nos planos dos dirigentes mudar o Parque de Campismo para outro local de "grande altitude". Um espaço com cerca de 30 a 40 hectares em local ainda por definir, mas que, em princípio vai ficar no território de uma de três freguesias: Cortes do Meio, Unhais da Serra ou Vila do Carvalho.