Ministro da Justiça apadrinha
Gabinete de Consulta Jurídica apoia cidadãos carenciados

Por Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi

O acesso à justiça em Castelo Branco está mais rápido. O Gabinete de Consulta Jurídica pretende apoiar populações, acelerar processsos e evitar trabalho aos magistrados.

O ministro da Justiça, António Costa, inaugurou na terça-feira, 26 de Junho, o Gabinete de Consulta Jurídica de Castelo Branco.
O protocolo assinado entre o Ministério da Justiça, Ordem dos Advogados e Câmara Municipal albicastrense, que visa apoiar os cidadãos mais carenciados ao acesso à justiça, significa para o ministro "uma parceria fundamental para a melhoria da cidadania". "Ao mesmo tempo, é um compromisso cívico que deve honrar os próprios advogados", continua.
Para o Bastonário, a criação destes gabinetes "representa um passo importante junto das populações, para informação dos cidadãos carenciados, no sentido de se sentirem apoiados na sua vida social". E, acrescenta: "Contribui, também, para evitar mais trabalho aos magistrados e procurar fugir ao acesso ao Tribunal para causas que podem ser resolvidas por nós, no bom conselho que se dê para apaziguamento da vida social".
Joaquim Morão, presidente da autarquia, sublinha os problemas que acercam a cidade. "Como é uma urbe que já soma alguns problemas, nada mais adequado do que concretizarmos este protocolo para que possamos pôr em marcha o gabinete". "É com muita satisfação que a edilidade põe à disposição das entidades todas as condições para o seu bom funcionamento".