Espaços públicos, praças e zonas verdes
Polis de Castelo Branco em marcha

NC/Urbi et Orbi

Mil operários estarão envolvidos na elaboração do Plano de Pormenor da zona histórica e da Devesa de Castelo Branco. O responsável pelo projecto está satisfeito pela sua participação nos trabalhos. "Trata-se de um plano que para além de ter pernas para andar, tem garantias financeiras para ser executado dentro dos prazos previstos", diz Carlos Figueiredo.
Novos espaços públicos, praças e zonas verdes vão ocupar a zona histórica da cidade "para que as pessoas possam viver com mais dignidade e para aqueles que a visitam ou aqui residem tenham estacionamentos para os seus veículos e não estrangulem os espaços como normalmente hoje acontece". Carlos Figueiredo considera imperiosa a fixação das pessoas na zona histórica, mas frisa a necessidade de a tornar atraente. "Pretendemos uma área mais atractiva, com a fixação dos jovens, criação de residenciais para estudantes, convívios inter-geracionais e actividades comerciais e turísticas".
Quanto ao centro cívico, o responsável revela que "vamos implantar uma cidade mais justa para os peões, sem afastar os veículos". Para tal, vão ser construídos dois túneis rodoviários. Um entre a zona da Sé e o Tribunal. Outro entre a zona da Senhora da Piedade e a Rua do Saibreiro, ambos com acessos subterrâneos a parques de estacionamento.
Para colocar em marcha o plano, a fim de serem cumpridos os prazos previstos estabelecidos (final de 2004), serão necessários, afirma Figueiredo, "mais de mil operários, dado o seu ritmo elevado e as obras estarem todas associadas".
O avultado investimento de 11 milhões de contos para a requalificação urbana de Castelo Branco significa para Gameiro Fernandes, um dos gestores do Polis, "um projecto bastante ambicioso". "Permite revolucionar o centro cívico da cidade e a sua zona histórica, que irá aumentar as áreas verdes em 44 mil metros quadrados, mais 14 mil de trânsito condicionado, 22 mil de novas praças, dois mil de extensão pedonizada e introduzir mil e 50 lugares de estacionamento automóvel".