Acreditação da licenciatura para breve
Ordem reconhece engenheiro aeronáutico da UBI

Por Raquel Fragata

A Ordem dos Engenheiros deliberou na semana passada a aprovação da candidatura de Ricardo Duarte. Para Jorge Barata, presidente da Secção Científica das Engenharias, a situação invulgar é um reconhecimento da qualidade da licenciatura.

Ricardo Duarte, licenciado em Engenharia Aeronáutica pela UBI, viu recentemente a sua candidatura ser admitida pela Ordem dos Engenheiros, entidade que faz a acreditação das licenciaturas e formados. Esta situação é singular pelo facto de nunca ter sido reconhecido este estatuto a licenciados de cursos na UBI não acreditados.
O processo desenvolveu-se desde Fevereiro último e consistiu na prestação de provas. Situação que está prevista no caso de a licenciatura não ter sido ainda reconhecida pela OE, como é o caso da Engenharia Aeronáutica. Estando a licenciatura acreditada pela Ordem, a entrada dos licenciados é imediata.
Ricardo Duarte trabalha actualmente nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal) e apresentou o processo em Fevereiro, tendo sido conhecida a sua aprovação na semana passada. Resta agora a conclusão do estágio e a apresentação do relatório para a decisão final e admissão como membro efectivo da OE.
Para Jorge Barata, presidente do Conselho Directivo e da Secção Científica da UCP de Engenharias, este resultado "mostra que o curso de Engenharia Aeronáutica tem uma qualidade que foi reconhecida num exame a nível nacional por uma entidade como a Ordem dos Engenheiros".
O atraso na acreditação da Licenciatura de Aeronáutica deve-se a questões processuais. O dossiê de proposta da UBI já foi entregue há cerca de um ano, posterior à conclusão dos primeiros licenciados, condição expressa para a candidatura à OE. "Agora estamos a aguardar a comissão de visita, que procede à visita no local e a entrevistas a docentes. Não depende de nós", afirma Jorge Barata, membro sénior da OE, membro da comissão executiva da Engenharia Aeronáutica da Ordem e delegado distrital no último mandato. O processo detém-se por 12 a 18 meses. Depois da visita o prazo para decidir sobre a sua anuência é inferior a 30 dias.