O sector têxtil é um dos destinos dos formandos da ESTEBI
Próximo ano lectivo
ESTEBI abre curso de Manutenção Industrial em Castelo Branco

Está sediada na Covilhã, mas pretende arrancar com um curso em Castelo Branco. A ESTEBI funciona há quatro anos e quer, agora, formar técnicos de Manutenção Industrial.

Por Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


A Escola Tecnológica da Beira Interior (ESTEBI), sediada na Covilhã, arranca este ano com um curso profissional de nível III para técnicos de Manutenção Industrial na capital do distrito, na Guarda e em Vila Nova de Famalicão. A formação tem lugar nas instalações do NERCAB - Núcleo Empresarial da Região de Castelo Branco, enquanto a parte laboratorial é ministrada no Instituto Politécnico.
O responsável do NERCAB, Benjamim Rafael, justifica a criação deste curso de especialização tecnológica com o facto de, "desde a primeira hora da fundação da Escola, em que o Núcleo esteve envolvido, ter sido definido que seriam criados pólos nas cidades albicastrense e guardense". Quatro anos depois do arranque na Covilhã, continua o responsável, "a ESTEBI consolidou-se e demonstrou uma boa capacidade de trabalho". Motivos suficientes para Benjamim Rafael garantir todo o apoio e as condições necessárias para o arranque do novo curso que, em conjunto com o Politécnico, pretende funcionar com 15 formandos. Os candidatos devem ter o 12º ano e o nível III de qualificação profissional numa área afim, podendo ter duas disciplinas em atraso, desde que não sejam nucleares. As inscrições estão abertas, numa primeira fase, até 7 de Agosto. A segunda fase, sujeita à existência de vagas, realiza-se entre 1 e 15 de Setembro.
A ESTEBI, dirigida pelo engenheiro Palma Nobre, é tutelada pela Associação para a Formação Tecnológica e Profissional da Beira Interior (AFTEBI), que tem como membros fundadores, para além do NERCAB, as câmaras municipais da Covilhã, Fundão, Belmonte e Manteigas, a ANIL - Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios, o CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, a Fundação Nova Europa em parceria com a Universidade da Beira Interior, a HLC, S.A. e o INETI - Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial. Os cursos de especialização tecnológica ministrados têm uma base de formação pós-secundário em sectores ou áreas (têxtil e manutenção industrial) em que as empresas se encontram fortemente carenciadas de técnicos competentes. A Escola garante, ainda, a frequência de estágios em empresas da região, o que, segundo os responsáveis, possibilita um contacto imediato com o mercado de emprego.
Para o ano lectivo 2001/2002, e além dos acima mencionados, os possiveis interessados têm à disposição, na Covilhã, os cursos de Técnico de Têxtil (nível III), Técnico de Manutenção (nível III), Design Têxtil (nível IV) e Manutenção Industrial (nível IV).