Autárquicas: PS E PSD já têm candidatas
Mulheres ao poder na Guarda

PSD e PS já decidiram pelas suas candidatas às autárquicas de Dezembro. Ana Manso, deputada da Assembleia da República pela Guarda, é a candidata social democrata. A actual presidente da autarquia vê renovado o apoio dos socialistas.

A candidatura da social-democrata Ana Manso à presidência da Câmara Municipal foi apresentada no dia 23 numa cerimónia que teve lugar no NERGA e contou com a presença do líder do PSD nacional, Durão Barroso. Nesta luta por uma Câmara tradicionalmente socialista, Ana Manso tem a seu lado uma figura de peso: Pinto Balsemão. O militante número 1 do partido é o mandatário da sua campanha.
Na sua intervenção, Ana Manso começou por explicitar as razões da sua candidatura, após o que centrou o seu discurso na análise, negativa, à actual gestão socialista da autarquia guardense. Em termos de projectos, a candidata "laranja" anunciou empenhar-se na construção de um novo Hospital, "com equipamentos modernos, onde os profissionais se sintam motivados e atraídos e os doentes se sintam bem atendidos e bem tratados". A social democrata quer, ainda, implementar uma nova rede de transportes escolares "totalmente gratuitos, durante toda a época escolar."
Ana Manso, deputada na Assembleia da República, é presidente da Comissão Política Distrital do PSD.

PS volta a apostar em Maria do Carmo Borges

A Comissão Política Concelhia da Guarda do Partido Socialista confirmou, em conferência de imprensa, a recandidatura de Maria do Carmo Borges à presidência da Câmara Municipal. "A competência, o empenho e a dedicação" foram algumas das razões apontadas pelos socialistas para continuarem a apostar na autarca.
"A comprová-lo está o salto qualitativo que a Guarda deu, o seu crescimento nestes últimos anos, que se deve essencialmente à equipa liderada por Maria do Carmo nestes últimos dois mandatos", justifica Esmeraldo Carvalhinho, presidente da Concelhia. Por outro lado, continua, "a Comissão tem em atenção a prossecução de projectos iniciados, que necessitam de uma equipa e de uma líder forte para os levar à prática". Em relação aos nomes que vão acompanhar Maria do Carmo Borges, Esmeraldo Carvalhinho refere que, neste momento, a lista ainda não está em discussão. No entanto, salienta: "A candidata tem total liberdade para assegurar um bom executivo na Câmara Municipal. Tem, aliás, a mesma liberdade que teve no mandato anterior, com a responsabilidade que lhe é reconhecida". No decorrer da conferência de imprensa foi esclarecido, ainda, que nunca esteve em causa qualquer outro nome para encabeçar a lista do PS. Nas palavras de Carvalhinho, "o único nome que foi discutido, naturalmente com algumas observações, porque há sempre algumas a fazer, foi o de Maria do Carmo Borges".
Recentemente, em declarações à comunicação social, a actual presidente afirmava que a sua recandidatura dependia da garantia, por escrito, da construção de um novo hospital para a cidade. Ainda sem essa garantia, mas com a confirmação da candidatura, Esmeraldo Carvalhinho conclui: "É a prova de que a presidente não está agarrada ao poder e que se preocupa, sim, com a evolução da Guarda".