Por Raquel Fragata


Os novos calendários vão ser aplicados já em Setembro de 2001

O Conselho Pedagógico e a Coordenação do Conselho Científico analisaram as propostas das diferentes Secções Pedagógicas das Unidades e órgãos representantes dos alunos e deliberaram novas alterações ao calendário escolar. Apesar de começar o ano na mesma data, 17 de Setembro, este modelo diferencia os períodos lectivos das licenciaturas de Engenharia, Exactas, Sociais e Humanas e da Faculdade de Medicina, das licenciaturas das Artes e Letras. Esta decisão saiu da alegação dos alunos, docentes, Conselhos Científicos e Pedagógicos daquela Unidade que pretendem ver retomada a época de exames de recurso em Setembro. Os defensores deste modelo alegam que, pela natureza dos seus estudos curriculares, que requerem um trabalho de leitura e pesquisa acentuado, a interrupção com o período de férias pode ser benéfico para o aproveitamento final. Assim todas as licenciaturas desta Unidade (Ciências da Comunicação, Língua e Cultura Portuguesas, Design Multimédia, Design Têxtil e do Vestuário, Filosofia, Ensino de Português/Inglês e Ensino de Português/Espanhol) retomam o calendário tradicional, com a realização dos exames das épocas de recurso em Setembro e da época especial em meados de Setembro.
As restantes licenciaturas realizam provas sequencialmente, isto é, sem interrupção entre período semestral e exames, tal como sucedeu no ano lectivo que agora termina.
Recorde-se que a alteração ao calendário escolar foi alvo de um referendo na instituição tendo vencido, por escassa diferença, a alteração ao sistema tradicional. A auscultação, que decorreu em Fevereiro de 2000, determinou a decisão reitoral de aplicar o calendário sequencial a todas as UCPs. À data a possibilidade de criar dois sistemas foi posta de parte pela "Organização Escolar UBI 2000", projecto que visa o combate ao insucesso escolar.
Para Luís Carrilho, vice-reitor e responsável pela "Organização Escolar UBI 2000", este plano diferenciado vai permitir maior celeridade na colocação das pautas efectivas dos Serviços Académicos e aumentar o rendimento escolar dos alunos. "O número de alunos [do calendário sequencial] a realizar provas em época especial de Setembro é diminuto, o que já não penaliza a saída das pautas", afirma.
Este ano, e ainda comum a todos os cursos da UBI, a época especial tem lugar entre os dias 3 e 7 de Setembro.
Os resultados das colocações do concurso de acesso ao Ensino Superior 2001/2002 são divulgados entre 24 e 28 de Setembro. Os novos alunos começam o ano a 1 de Outubro.
O período de férias de Natal vai ser alargado para duas semanas: de 22 de Dezembro a 6 de Janeiro. O Carnaval vai conceder três dias de intervalo, retomado as aulas só na quinta feira.