Por Raquel Fragata


Pinto ouviu as críticas dos moradores da Belo Zêzere e prometeu capela

Carlos Pinto, edil covilhanense, jogou em casa na auscultação aos moradores da Urbanização Belo Zêzere em mais uma iniciativa "Em directo com a Câmara". Ele próprio morador daquele bairro, fez algumas promessas aos moradores que na noite de dia 12, quinta feira, se concentraram na sede da Cooperativa. Disciplinar e alargar as zonas de desenvolvimento urbano, mas mantendo no futuro o "loteamento quase privado" que caracteriza aquela zona, foram algumas das garantias dadas pelo autarca. O bairro, com cerca de 12 anos, situa-se na antiga Quinta do Mata Mouros e conta já com dezenas de construções, preparando-se para entrar brevemente numa segunda fase de alargamento.
O acesso ao Eixo TCT continua a não reunir unanimidade entre os moradores e responsáveis da autarquia. Se por um lado uns reclamam os benefícios de um aceso directo, outros recusam-se a viver numa zona de passagem com os inconvenientes do tráfego automóvel. As principais queixas foram ouvidas: a falta de qualidade dos espaços públicos, pavimentos e sinalização, e a falta de transportes públicos urbanos, são questões que preocupam os moradores. Os responsáveis autárquicos deixaram ainda garantias de resolução de alguns problemas apontados. Assim, na segunda quinzena de Agosto o percurso entre a Quinta das Flores e o Bairro vai ser rectificado e devidamente sinalizado. As obras para a estrada que liga ao Refúgio vão começar, tendo já sido adjudicada por 250 mil contos, depois de acordo estabelecido entre a autarquia e a antiga Junta Autónoma das Estradas. Quanto aos transportes, Pinto quer renegociar com a empresa concessionária a cobertura daquele território e prometeu que será um assunto a ponderar no próximo mandato.

Capela lançada no Dia da Cidade

Outro dos pedidos da população ao executivo foi a construção de uma capela junto àquela população. Anseio que Pinto ouviu e ao qual garantiu um apoio de 50 por cento do orçamento. A obra será lançada no próximo Dia da Cidade, a 20 de Outubro.
Quem ficou satisfeito com as promessas deixadas por Carlos Pinto foi o presidente da Cooperativa, Fernando Fernandes. Acredita na vontade dos responsáveis em resolver os assuntos levantados pelos moradores da urbanização da zona baixa da cidade, mas levanta algumas reservas quanto à sua concretização a curto prazo.
"O que é importante para mim é trazer aqui as pessoas à Belo Zêzere e assumir os compromissos", disse.