Carlos Pinto na inauguração do Jardim Público
Reabertura do Jardim Público
Silo-Auto pronto a 1 de Dezembro

Carlos Pinto aproveitou a reabertura do Jardim Público para anunciar à população presente que, segundo garantias dadas pelo empreiteiro ao próprio autarca, o Silo-Auto estará pronto no dia 1 de Dezembro, feriado do Dia da Independência. Em meados de Outubro o trânsito no centro da Covilhã volta à normalidade.

Por Raquel Fragata


Carlos Pinto falou na obra feita. Foi este o tom do discurso de inauguração do Jardim Público e Largo da Infantaria 21 remodelados, que teve lugar ao início da tarde de domingo, 29, onde o presidente da Câmara Municipal da Covilhã aproveitou para referir duas das suas obras com maior impacto na sede do concelho: o Silo-Auto, no centro da cidade, e o Jardim do Lago.
Carlos Pinto aproveitou a presença de algumas dezenas de munícipes para revelar que tem garantias do empreiteiro da obra do Silo-Auto que a obra estará concluída no dia 1 de Dezembro. Ainda em Outubro, meados, o trânsito automóvel à superfície vai ser retomado. Em tom de prece, o presidente da Câmara, espera benevolência de São Pedro para que as obras possam decorrer com maior rapidez, recuperando o atraso deste Inverno.
O início das obras de construção do Jardim do Lago foi lembrado à população. Junto à Central de Camionagem vai ser construído um jardim de cinco hectares, que "congregado com as obras do Pelourinho", "fazem parte do projecto que nós temos para tornar a cidade mais bonita".
Mas o motivo da presença da população foi a inauguração da requalificação do Jardim Público e Largo da Infantaria 21. O edil referiu a importância de assinalar esta reabertura, apesar de ser apenas uma obra de melhoramentos e requalificação, por ser este um dos locais da cidade de referência para a memória dos covilhanenses. Pinto elogiou Luís Cabral, arquitecto paisagista responsável pelo projecto, pela sua obra de transformação do antigo jardim num "espaço amplo, em que predomina o verde, a relva e que acabou com as alamedas de alcatrão que aqui tínhamos".
Pinto adiantou ainda que, para além do quiosque já instalado, até ao final da semana estará também montado um bar com esplanada.
Recuperada a fonte do Largo da Infantaria 21 para o centro da praça, no Outono serão ali plantadas algumas árvores.
Dois espaços "devolvidos ao usufruto de todos", afirma, e que totalizam um investimento de quase 140 mil contos da autarquia. "São obras que têm criado algum incómodo", lembrou, mas que "só com trabalho e incómodos podem assegurar melhores condições para que a nossa cidade compita com as outras para as pessoas olharem para a Covilhã de uma maneira mais atractiva, mais apelativa, e que venham cá mais do que às outras terras", defendeu.