O Grupo de Metais encerrou o Ciclo

"Prémio Jovens Músicos RDP"
Metais da EPABI e Borralhinho finalistas

O Grupo de Metais da EPABI participou no passado sábado, 30, na final do concurso nacional "Prémio Jovens Músicos", organizado pela Rádio Difusão Portuguesa (RDP). Ontem, segunda feira, 30, foi a vez do covilhanense Bruno Borralhinho, também apurado para a final do nível médio de violoncelo.
O concurso tem a música de câmara como mote e conta com a participação de instrumentistas de todo o País. O Grupo de Metais, constituído por Sérgio Charrinho e Paulo Carmo (trompete), Edgar Marques (trompa), Gonçalo Galvão (trombone) e João Aibéo (tuba), foi apurado no dia 9 para a segunda fase e, depois de uma actuação no dia 14, sábado, logrou atingir a final.
7º Ciclo de Concertos da EPABI
Música de qualidade para público escasso

Durante um mês o Teatro-Cine da Covilhã foi palco do 7º Ciclo de Concertos da EPABI. O programa, constituído por concertos e provas de avaliação, atraiu pouco público, mas a organização faz um balanço positivo

Por Sérgio Felizardo
NC/Urbi et Orbi


A assistência não era em grande número, a Câmara Municipal não esteve representada, mas, mesmo assim, o Grupo de Metais encerrou, na sexta feira, 20, com "chave de ouro", o 7º Ciclo de Concertos da EPABI. O balanço geral, por sua vez, é" muito positivo". Essa é a convicção da directora pedagógica da Escola Profissional de Artes da Beira Interior, Paula Ramos, que, em declarações ao "Notícias da Covilhã", salienta "a grande qualidade de todas as actuações que constituíram o programa, bem como das Provas de Aptidão Profissional (PAP) a que os alunos finalistas foram sujeitos".
Durante quase um mês, o palco do Teatro-Cine da Covilhã acolheu, em regime praticamente diário, concertos e PAP's. No entender de Paula Ramos os objectivos foram cumpridos e os momentos musicais excederam, nalguns casos, as expectativas. No que diz respeito às provas, a directora é clara: "Apesar de, em termos acústicos para quem está a tocar, o espaço não ser o mais adequado, a qualidade foi excelente e obtiveram-se notas muito boas". No próximo ano a Escola completa 10 anos e a responsável, espera que, nessa altura, o 8º Ciclo se realize num local alternativo e que a Escola possa, também, receber uma "prenda". É que o ano lectivo que agora termina foi o primeiro nas instalações da antiga Biblioteca Municipal e, realça Paula Ramos," não foi fácil". "Ainda estamos à espera de salas e com o mau tempo deste Inverno tivemos grandes problemas com infiltrações de água. Por isso esperamos que a Câmara não se esqueça de nós e nos possibilite ultrapassar esta situação", conclui a directora.