A necessidade de uma reforma nas universidades e no seu modelo de gestão foi defendida por Alcino Couto
Doutoramento em Economia
A contribuição das universidades
no desenvolvimento económico regional

Alcino Couto, docente do Departamento de Economia, é o mais recente doutorado da UBI. A sua investigação recaiu sobre o papel das universidades no desenvolvimento económico regional.

Por Raquel Fragata


"A Universidade e sistemas regionais de inovação [da periferia para o centro da dinâmica económica]", investigação de Alcino Couto, docente do Departamento de Economia da UBI, põe a nu a questão da criação de novas centralidades económicas em torno dos núcleos de desenvolvimento científico e tecnológico.
"Hoje - defendeu o Professor nas provas de doutoramento que decorreram na última quarta feira, 25, na Sala dos Actos da Reitoria - a universidade não é a instituição secular estável que era anteriormente". As tendências actuais, que apontam para a necessidade de um novo modelo de gestão, onde a instituição tem uma imagem empreendedora com novas missões para além da investigação e ensino, são o resultado de diversos factores recentes. Segundo o Alcino Couto, a investigação alterou a noção de fronteiras, dispersando os centros de investigação, o ensino democratizou-se, alterando-se também os seus financiamentos. Todos estes elementos combinados atribuem à universidade, como centro de conhecimento, novas responsabilidades no desenvolvimento económico do meio em que se insere.
A universidade deve entrar no sistema regional rompendo com os componentes estáticos, satisfazendo a necessidade de novas oportunidades para a própria economia.
Esta dialéctica desenvolve-se, explicou o docente, em torno de três eixos de aproximação da universidade na região: a produção, a comercialização de activos tecnológicos e a empresariabilidade académica.

Alcino Couto publicou no Urbi et Orbi, em Abril de 2000, o artigo de opinião intitulado "A necessária reforma da Universidade: algumas considerações".
No artigo o autor afirma: "Actualmente o mundo da ciência não é apenas gerido de acordo com as norms of science, mas também, e cada vez mais, por factores oriundos de outros universos, fundamentalmente político e de mercado".