Por Alexandre Silva
NC/Urbi et Orbi


Vitor Silva (à esquerda, técnico adjunto de Tó Zé, com alguns dos elementos do plantel Júnior da ADE para 2001/2002

O início do campeonato da I Distrital ainda vem longe (23 de Setembro), mas a equipa Sénior da Associação Desportiva da Estação já treina desde a última sexta-feira, 27 de Julho. O motivo é simples. Dentro de um mês (domingo, 2 de Setembro), a ADE tem pela frente um desafio pioneiro na sua história: a primeira participação na Taça de Portugal. Uma oportunidade que os pupilos de Tó Zé e Vítor Silva não querem desperdiçar e que justifica uma redução do período de férias de Verão para melhorar os índices físicos.
A apresentação do plantel da Estação decorreu na quinta-feira, 26 de Julho, no recinto do Complexo Desportivo do clube. Da última época transita a totalidade do plantel, ao qual se juntam mais três reforços: Mateus e Cordeiro, promovidos dos Juniores, e Ricardo Sousa, que regressa ao clube que o viu crescer como jogador, depois de uma temporada de empréstimo aos vizinhos do Canhoso. "Tivemos atletas cobiçados e assediados por grandes clubes do distrito, mas felizmente conseguimos mantê-los todos porque são pessoas que acreditam neste projecto", revela Vítor Rebordão, presidente do clube.
O objectivo é, naturalmente a promoção ao terceiro escalão nacional, mas os responsáveis usam cautela quando se referem ao futuro e recusam-se a fazer prognósticos, até porque, justifica Rebordão, "tivemos uma má experiência na última temporada". Para a próxima estação futebolística o presidente promete apenas "muito trabalho para que, quando chegar o fim do campeonato, sejamos a equipa com o maior número de pontos". O dirigente reconhece que "há equipas que se reforçaram muito bem", mas está confiante numa boa época e salienta a qualidade do plantel e da equipa técnica. "São pessoas que me dão garantias e que sabem o que fazem", afirma.

Complexo Desportivo no final do ano

Antes da participação na Taça de Portugal, a turma da ADE vai participar num torneio quadrangular que conta com a participação do Sporting da Covilhã e com as formações "B" do Sporting Clube de Portugal e do Sporting de Braga. A prova disputa-se no fim-de-semana de 11 e 12 de Agosto e está integrada nas comemorações do 25º aniversário do clube covilhanense.
Entretanto, as obras prosseguem no Complexo Desportivo do clube. Depois dos atrasos provocados pelos sucessivos temporais do último Inverno, já poucos acreditam que os trabalhos terminem na data inicialmente prevista (Outubro próximo). Segundo Vítor Rebordão, "o ritmo a que prosseguem agora também não é o ideal". O dirigente diz já ter a garantia do empreiteiro em "pressionar o andamento das obras", mas reconhece que "muito dificilmente elas estarão prontas dentro dos prazos". De qualquer modo, conclui, "se a inauguração não for em Outubro, será em Novembro ou Dezembro. O que interessa é que o clube vai ficar dotado de infra-estruturas desportivas que asseguram boas condições de trabalho para o futuro".




 
Tó Zé, treinador da ADE, confiante

"Respeitamos o adversário mas não temos medo de ninguém"


NC/U@O - Depois de na última temporada alcançar a vitória na Taça de Honra e o segundo lugar no Campeonato, quais são os objectivos desta equipa para a próxima temporada?
Tó Zé - Obviamente o objectivo é fazer melhor que na última temporada. Vamos tentar lutar pelo primeiro lugar e subir à III Divisão.

NC/U@O - Os jogadores de que dispõe dão-lhe garantias para essa tarefa?
Tó Zé- Sem dúvida. Este plantel dá-me a garantia de poder fazer uma boa época. Estamos bem servidos, quer a nível colectivo, quer no plano individual.





Tó Zé, treinador da ADE,
está confiante numa boa época
da sua equipa

 

NC/U@O - O facto de a equipa Sénior integrar apenas jogadores formados nas escolas do clube não limita o seu trabalho enquanto treinador?
Tó Zé- De modo algum encaro isso como uma limitação. Acaba, até por se tornar motivante porque podemos mostrar na formação Sénior todo o trabalho que se está a fazer nas camadas de formação. Caso esta equipa consiga fazer uma boa temporada, não somos só nós que estamos de parabéns, mas todo o departamento de futebol e toda a Associação, desde as categorias mais jovens até aos Séniores.
Por outro lado, há jogadores formados na ADE que integram formações a disputar campeonatos nacionais e que, caso esta equipa consiga uma boa campanha, podem, até, regressar ao clube.

NC/U@O - Está, então confiante nessa subida à III Nacional?
Tó Zé- Estou confiante, mas é preciso encarar as coisas semana a semana. Jogo a jogo. Sabemos o valor que temos e possuímos uma equipa competitiva. Nesse sentido vamos trabalhar para que tudo nos corra bem, mas não vamos fazer da promoção ao Nacional um "bicho de sete cabeças".
Sabemos que há equipas com imenso valor, mas também temos consciência daquilo que somos capazes. O que posso garantir é que vamos jogar para ganhar todos os domingos.

NC/U@O - Algumas equipas do distrital reforçaram-se bastante para a próxima temporada. Há alguma que o deixe mais apreensivo?
Tó Zé- Nenhuma equipa me deixa preocupado. Respeito todos os clubes da tabela, mas tenho é que me preocupar com a minha. Sei que há adversários que apostaram forte para esta época. Vamos respeitá-los, mas não vamos ter medo de ninguém.

NC/U@O - Mas há alguma equipa que considere favorita à luta pela primeira posição?
Tó Zé- Todos me merecem o mesmo respeito, até porque, muitas vezes, é nos jogos, teoricamente, mais fáceis que acontecem as surpresas. Por isso vamos encarar todos os adversários de igual modo, com seriedade, seja com o primeiro, seja com o último da tabela.

NC/U@O - Antes da apresentação do plantel teve uma conversa com os jogadores. O que lhes transmitiu?
Tó Zé- Disse-lhes para serem eles próprios. Para não terem medo de expor o talento que têm. Para não terem medo de serem bons jogadores.
Com o trabalho que temos previsto, a nível físico e psicológico, acho que podemos fazer coisas bonitas neste clube.

NC/U@O - As condições para os treinos ainda não são as ideais mas, com a conclusão do Complexo Desportivo a breve prazo perspectiva-se uma melhoria substancial. Pode isso ser um tónico suplementar para a equipa?
Tó Zé- Esse é o desejo de todos nós. Quando campo estiver relvado e as bancadas concluídas, estou certo que teremos bastante gente a assistir aos jogos e isso pode dar outro ânimo aos jogadores.
Neste aspecto temos que realçar o trabalho da direcção, que tem sido fantástico. Estou certo que o futuro estádio, quando concluído, vai ser palco de grandes alegrias para os associados da ADE
.