Oriental de São Martinho festeja 47 anos
Sede renovada assegura futuro das actividades

Por Alexandre Silva NC/Urbi et Orbi




Três novos pisos, que albergam uma cafetaria, esplanada e um Salão Nobre são as mais recentes valias da sede do Oriental de S. Martinho, uma das mais emblemáticas colectividades da cidade. O investimento total rondou os 43 mil contos, 30 mil dos quais comparticipados pela Câmara da Covilhã e cerca de 12 mil resultantes da aprovação de duas candidaturas aprovadas pela Direcção Geral de Ordenamento do Território (DGOT). Não admira, portanto, que a associação dirigida por Vítor Campos tenha homenageado, na cerimónia de inauguração, Carlos Pinto, presidente da autarquia, e Carlos Martins, na qualidade de delegado do INATEL que mediou os processos das candidaturas ao DGOT, com o título de Sócio Honorário.
Na opinião de Rui Cardona, presidente da Assembleia Geral, as novas estruturas permitem condições necessárias para assegurar as actividades do clube no futuro. "Mas não por muito tempo", completa Vítor Campos. "Se o clube continuar a crescer como até aqui, em breve este espaço voltará a ser exíguo para tanta gente". Mas o mais urgente, lembra o dirigente, "é a remodelação do Hall. Único espaço que não dignifica a sede". O projecto já foi oferecido pela Câmara, mas o custo ascende a 17 mil contos, verba de que o clube "obviamente não dispõe", lamenta Campos. O presidente da Câmara deixou a promessa de estudar o assunto até porque, justifica, "é gratioficante trabalhar com dirigentes como Vítor Campos e Rui Cardona. Duas pessoas que trabalham muito e bem". Para ajudar às despesas das obras, o edil levou um cheque de cinco mil e 200 contos para o 47º aniversário do clube. Verba que, esclarece Campos, "não vai descansar nos cofres", uma vez que há dívidas a saldar.
Na cerimónia, presenciada por cerca de uma centena de pessoas, foram ainda homenageados seis associados da colectividade com o título de Sócio de Mérito, por "uma vida dedicada ao clube", sublinha Vítor Campos. Mas o momento alto da festa, que começou às 19 horas do último domingo, 29 de Julho, com a actuação do Coro Infantil da casa, foi o descerramento da placa de inauguração do Salão Nobre com o nome do presidente da Câmara. Carlos Pinto afirma-se "honrado" com o facto e diz não ser merecedor de tal distinção porque, afirma "só cumpri com a minha obrigação".