LUCIDÍSSIMA


Edmundo Cordeiro

Começar com o verso ÀS LUCIDÍSSIMAS FÚRIAS DA RENÚNCIA, do poema "Fernando Pessoa" de Sophia (de Mello Breyner Andresen, como vem sempre escrito, assim com tantos nomes) e do livro MUSA (editorial Caminho, 1994). Lucidíssimas fúrias.

E abelhas e vespas.

Toda a minha infância e adolescência vivi no campo. Vezes sem conta picado fui por abelhas e vespas. A picada das abelhas, além das dores, dolorosas dores, pode provocar grandes entumecências. A picada das vespas dói muito também, mas estas não deixam parte do seu corpo cravado no inimigo, como aquelas. E por via disso a abelha morre. E por via disso a vespa não.

Minha filha nasceu no Campo Grande. Mas desde os primeiros passos e antes deles que para ela campo foi o Jardim da Estrela, a areia à volta do escorrega, às vezes a areia da praia - e esta não é do campo, é da praia. Pois foi ela finalmente no campo picada por uma vespa. Já fora picada por melgas e nada sentira no momento da picada, já ouvira e vira o grande besoiro rondando as uvas e imaginara o quanto poderia ser dolorosa a picada. Importa-lhe agora saber por que é que as vespas picam, porque ela já tinha estado junto do vespeiro e não picaram, e outra vez, afastada do vespeiro, a correr atrás do gato, picaram.