Por Ana Maria Fonseca



Perceber, preparar e dimensionar um aeromodelo é o que os alunos aprendem nete curso promovido pelo AERONEST.

Após um mês de cursos teóricos e uma pausa durante o mês de Agosto, o curso de aeromodelismo a decorrer na UBI deverá continuar na segunda semana da Setembro.
Os cursos práticos de construção e pilotagem serão ministrados simultaneamente.
Os alunos terão como base planos já existentes sobre os quais se basearam para os modelos que desenharam durante o curso teórico de Projecto. A partir daqui, irão criar e construir o seu modelo. Para o curso prático de Pilotagem, a AERONEST conta com cinco instrutores, professores e alunos ligados à UBI. "O essencial será que os alunos consigam pilotar e aterrar o aeromodelo", defende Miguel Silvestre, um dos engenheiros aeronáuticos responsáveis por este projecto.
A construção e pilotagem destes modelos será feita durante os cursos práticos que terão lugar no início de Setembro. Com o começo das aulas, o curso deverá decorrer em horário compatível com a disponibilidade de alunos e professores.
A parte teórica, que se realizou durante o mês de Julho compreendeu 3 cursos: Princípios Básicos, Princípios Avançados e Projecto. Durante estes cursos, os participantes aprenderam os princípios que regem o voo dos aeromodelos e elaboraram um projecto para a construção de um aeromodelo. A parte teórica esteve dividida consoante o grau de dificuldade.
Por enquanto este curso não tem capacidade para formar muitas pessoas, por isso a divulgação foi limitada. "Gostaríamos que tivessem participado mais clubes de aeromodelismo e aeroclubes, mas por enquanto não podemos suportar mais inscrições", refere o engenheiro aeronáutico.
A maioria dos participantes são estudantes da licenciatura de Engenharia Aeronáutica da UBI, mas vários alunos do ensino secundário aderiram à iniciativa. São 26 participantes que, até agora aprenderam a perceber, preparar e dimensionar um aeromodelo.
O objectivo principal desta iniciativa é a promoção e divulgação das licenciaturas em engenharias na UBI e, principalmente, em engenharia aeronáutica. "Pretende-se motivar e cativar alunos para a instituição", conclui Miguel Silvestre.