Incêndio de Unhais da Serra arde mais de três horas
Bombeiros de todo o País combatem fogo na Covilhã

NC/Urbi et Orbi



As chamas deflagraram na noite de segunda-feira, 6, na zona de Casal Vasco e só na madrugada de quarta-feira é que foi circunscrito.

O maior incêndio da região deste ano demorou 32 horas a ser dominado, depois de mais de quase centena e meia de homens, com a ajuda dos populares, ter combatido as chamas. Entre as 22 horas de segunda-feira, 6, até às 6 da madrugada de quarta-feira, 8, corporações de vários pontos do País vieram em auxílio dos habitantes de Unhais da Serra, concelho da Covilhã, e localidades vizinhas. À hora do fecho desta edição, ainda não eram conhecidas as causas do incêndio ou a área ardida. Contudo, os dados preliminares apontam para 25 hectares de mata consumida. Apesar de algumas casas terem sido ameaçadas, nenhuma delas ardeu nem se registaram baixas nos bombeiros.
À medida que as várias frentes avançavam, com especial preocupação para a parte norte, no sentido de Unhais da Serra, e a sul, em direcção ao Tortosendo, mais reforços foram chegando de vários pontos do País. No total, mobilizaram-se para o sinistro perto de 150 homens com 48 viaturas de 33 corporações, da região de Aveiro, Portalegre, Lisboa e Castelo Branco. As características do terreno, marcadamente serrano com declives acentuados que impediam um acesso eficaz às labaredas, foram outro dos problemas com que se debateram os bombeiros. Se por terra o combate era difícil, tiveram que ser mobilizados meios aéreos, para além dos que estavam disponíveis na pista do Aerodromo da Covilhã. Três helicópteros, quatro aviões ligeiros e dois pesados juntaram-se aos meios terrestres para que as consequências não fossem maiores.
Após o incêndio ter sido dado como circunscrito, os bombeiros mantiveram-se no local, para operações de rescaldo, ao mesmo tempo que as brigadas dos serviços florestais continuavam as investigações.