Por Rita Lopes
NC/ Urbi et Orbi



Goldra e Carpinteira renascem, sem esgotos, em meados do próximo ano

No dia 10 de Setembro, segunda-feira, pelas 16 horas, vai ser assinado o contrato de empreitada de despoluição das ribeiras da Goldra (Empresa Azinheiro - Sociedade Construções, Lda.) e Carpinteira (Empresa Serrasqueira & Filhos, Lda) no valor de 240 mil contos.
A decisão surge na sequência da reunião de Câmara de sexta-feira, 3, na qual foram adjudicados os trabalhos de limpeza daqueles cursos de água. "Trata-se de fazermos o saneamento de todos os esgotos que são lançados nas ribeiras e que passarão a ser conduzidos directamente para as Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR's) da Covilhã", sublinha Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal.
Ao longo dos cursos de água vão "nascer" emissários que recolherão todos os esgotos e que os encaminharão para as ETRA's da Boidobra e da Várzea. Os da Goldra para a primeira, os da Carpinteira para a segunda, em funcionamento, apenas, em 2002. A água passará a ser pouca, mas limpa. "É uma obra relativamente demorada", sublinha Pinto, que depressa aponta Abril ou Maio de 2002 para estar pronta e o dia 10 de Setembro para a cerimónia de inauguração.
Satisfeito com os projectos, o autarca afirma que "assim a Covilhã fica com os esgotos completamente tratados e acaba-se com a poluição do Zêzere". "Fazendo nós este trabalho, sem qualquer dúvida quanto às capacidades dos SMAS (Serviços Municipalizados de Águas e Serviços), podemos afirmar que, embora não estejemos em sistemas multimunicipais, fomos capazes de lançar estas obras sem abdicar da nossa autonomia quanto às questões de água e saneamento", acrescenta.

Água mais barata que em Castelo Branco

Cerca de meio milhão de contos é quanto abarca o conjunto das ETAR's da "cidade neve". Candidatado ao Eixo III dos Fundos Comunitários do Centro, Carlos Pinto espera ser comparticipado em, pelo menos, 60 por cento. O projecto pretende "limpar" a Covilhã e, ao mesmo tempo, "não depender dos outros".
Sem pertencer à Águas do Zêzere e Côa, empresa que faz a distribuição de água e saneamento na região, o edil refere, em tom irónico: "Neste momento temos o nosso próprio projecto e não estamos dependentes de ninguém. Temos uma autonomia que está a dar fruto. Garantimos aos munícipes que irão pagar menos do que os integrados no Sistema Multimunicipal". Aliás, continua, "a Câmara e os SMAS realizam o investimento previsto em prazo mais curto do que estava previsto pela multimunicipal participada pelo IPE - Águas de Portugal".
Mesmo com a construção dos emissários e ETAR's, cujo projecto vai ser adjudicado no dia 10 de Setembro de 2002, o presidente da Câmara tranquiliza os covilhanenses e garante que "o previsto é pagarmos menos que os associados da Águas do Zêzere e Côa. E já estamos a pagar menos 40 por cento". E remata: "Não conheço obras da Águas neste propósito em nenhum concelho. Afinal, nós andámos mais depressa do que eles".
A construção de uma barragem na Serra da Estrela para abastecer a cidade da Covilhã é uma questão que ainda espera luz verde do Minsitério do Ambiente. Após a falta de acordo em relação a quem factura a água do município, resta apenas a constituição de uma empresa entre a Câmara Municipal, o IPE - Águas de Portugal, a Águas do Zêzere e Côa e a Associação de Municípios da Cova da Beira para o fazer. Mas, mesmo assim o acordo foi efémero. Carlos Pinto explica: " O IPE entendia que era o Sistema Multimunicipal que devia facturar, mas nós não fomos nisso, porque prejudicava as gentes da Covilhã".
Agora, ainda sem acordo possível entre os intervenientes, mas com o projecto entregue há "muitos meses", o edil refere que "o Ministério vai ter que nos dar uma possibilidade de licenciamento para construção da barragem". Mesmo assim, a Covilhã avança "em força" na edificação da rede de saneamento básico da Grande Covilhã. O dia 10 de Setembro está já marcado para a adjudicação do projecto da ETAR da Covilhã composta pelas ETAR's da Boidobra, já em funcionamento, da Ponte Pedrinha, em construção, e da Várzea, em funcionamento em 2002.