Ensino Superior
Divisão em dois ciclos proposta pelo CRUP

Por Ana Maria Fonseca


Dividir o actual modelo de formação académica em apenas dois ciclos é a proposta apresentada pelo CRUP que agradou ao Ministério da Educação. A concretizar, os actuais graus académicos darão lugar a apenas dois momentos de formação.

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) apresentou uma proposta de transformação do actual sistema de Ensino Superior em Portugal.
Segundo a proposta avançada pelo CRUP, o Ensino Superior deverá ser dividido em dois ciclos, de forma a substituir os actuais graus de bacharel, licenciado, mestre e doutor.
O conselho propõe que o primeiro dos dois futuros ciclos tenha duração de quatro anos, com formação de banda larga, mas possibilitando desde logo opções que possam conduzir a alguma especialização.
O Governo, pela voz do secretário de Estado do Ensino superior, José Reis, em declarações prestadas à TSF, considera que esta proposta está em conformidade com a política que o Ministério da Educação (ME) pretende seguir. "Agrada-nos que um parceiro relevante como é o CRUP manifeste preocupações e objectivos consonantes com o ME", declarou.
A finalidade desta alteração será, segundo o Conselho de Reitores, assegurar a mobilidade dos estudantes e a empregabilidade dos diplomados, bem como uma maior competitividade dentro do espaço europeu.