Por Rodolfo Silva
NC/ Urbi et Orbi


O artesanato de Casegas marcou presença na II Feira de Literatura e Produtos Locais

Uma festa diferente das outras que se fazem na localidade foi o que a Junta de Freguesia da Casegas, no concelho da Covilhã, tentou oferecer com a segunda edição da Feira de Literatura e Produtos Locais. Ponto de encontro entre os que lá habitam e os emigrantes que regressam de férias, os lucros do certame vão servir fins sociais: ajudar na construção do Centro de Saúde e na compra de um elevador para o Lar de Terceira Idade.
Foram cinco dias de cultura e contacto com os produtos da freguesia. Espectáculos folclóricos e populares acompanhados de uma feira do livro e tendas de artesanato, fizeram o cartaz do evento entre sábado, 11, e quarta-feira, 15. Por trás da intenção da Junta esteve o objectivo de manifestar o enriquecimento cultural e social da freguesia. Manuel Geraldes Ramos, presidente da autarquia local, acredita que é a forma de permitir à população a possibilidade de adquirirem literatura diversificada, de qualidade e também exporem os seus produtos".
A organização da Junta teve o apoio do Centro Social e Cultural de Casegas, cujo presidente é, também, Geraldes Ramos. Esta parceria permite ter espectáculos a baixo custo e, desta forma, economizar algum dinheiro para investir na freguesia. "O Centro deu apoio e agora dividimos as verbas entre as duas entidades. Este ano vai servir para começar a construção do Centro de Saúde, que contamos comece em Setembro, e para comprar um elevador que queremos instalar no Lar de Terceira Idade, para facilitar a movimentação dos idosos", revela.
Sem querer destacar nenhum ponto da edição deste ano, Geraldes Ramos sublinha que o mais importante é trabalhar com determinação neste tipo de iniciativas, no sentido de "criar um futuro mais risonho para todos". O presidente da Junta confessa-se preocupado em criar condições de fixação para as pessoas e considera importantes organizações como esta, bem como os acessos a Casegas: "Quando as estradas daqui para o Paul e Ourondo estiverem melhores, há possibilidade de incentivar as pessoas a investir na nossa terra e a optarem por viver cá".