Internet
A World Wide Web faz dez anos

por Ana Maria Fonseca

 

Foi em Agosto de 1991 que Tim Berners-Lee e Robert Cailliau, dois investigadores do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) em Genebra, apresentaram os primeiros esboços daquela que viria a ser a World Wide Web. A intenção dos dois investigadores era desenvolver um sistema de ligações em hipertexto que permitisse aceder a dados em qualquer língua ou formato tecnológico.
No início, os responsáveis pelo CERN não acreditaram na importância da investigação. Mas Berners-Lee sabia que este projecto era de extrema utilidade. Anos antes, concebeu um programa de associação de informação, o Enquire, que funcionava para ligação internodal de ficheiros apenas no seu computador. Em 1989, baseado no Enquire, propôs um sistema de hipertexto global, o World Wide Web. Este sistema possibilitava a quem disponibilizasse conteúdos num determinado formato, o acesso de todos os interessados a nível mundial, desde que ligados à Internet e usando um "browser".
A base teórica da Web, o texto "Information Management: a Proposal" circulou durante um ano no CERN e foi disponibilizado para a Internet no Verão de 1991.
Embora sem data exacta, o nascimento da WWW comemora-se durante o mês de Agosto.