A final da Taça de Honra que opôs o Alcains, da II Divisão B, ao Teixosense, da III Divisão, foi um bom espectáculo de futebol.

Ficha do Jogo

Estádio Vale do Romeiro
Castelo Branco

(18-08-2001)


Árbitro: Paulo Abrantes
Auxiliares: Romeu Afonso e Diogo Venâncio

Alcains - 4
João Miguel; Zarro, Luís Miguel, Miguel e Óscar; Betinho (Álvaro, 69 m), Bruno Matos (Lima, 63 m), Vítor Mantas e Galo (Hideraldo, 69 m); Adimilson e Hélio.
Treinador: Joaquim Peres

Teixosense - 2
Hélder Cruz; Acácio (Toninho, 46 m), Óscar, Pedro Dias e Caronho; Tinhas (Hélder Morais, 57 m), Tó Real, Gonçalo e Mirandela (David, 46 m); Costa e Dário.
Treinador: Tó Real

Ao Intervalo: 1-1

Marcadores: Mirandela (17 m), Galo (38 m), Bruno Matos (48 m), Dário (68 m), Hideraldo (80 m) e Adimilson (90 m).

Disciplina: Hélio (16 m), Caronho (23 m), Óscar (Teix.) (40 m), Galo (63 m) e Luís Miguel (82 m)

Final da Taça de Honra
Alcains vence trofeu
Teixosense vende cara a derrota

O Teixosense quase surpreende o Desportivo de Alcains na Final da Taça de Honra. Os verde-negros inauguraram o marcador e mantiveram-se ao mesmo nível durante quase toda a partida. Os últimos minutos, no entanto, foram fatais

Por Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi


Resultado exagerado num jogo bastante equilibrado. São as palavras adequadas para o que se passou no Vale do Romeiro, em Castelo Branco. O Teixosense, da III Divisão, que brilhantemente conseguiu afastar da final, um dos candidatos à subida da II Divisão B, o Sporting da Covilhã, no Santos Pinto, quase causou surpresa na capital de distrito.
Os campeões distritais entraram em campo com a lição bem estudada de modo a evitar o resultado obtido diante da mesma equipa, o Alcains, na primeira eliminatória da competição. Desinibido e a funcionar como um bloco coeso e objectivo, o Teixosense conseguiu equilibrar o jogo a meio-campo e lançar perigosos ataques, onde Mirandela e, especialmente, Dário causavam perigo. A equipa de Joaquim Peres, no entanto, não adormece, responde na mesma moeda e põe à prova os reflexos de Hélder Cruz. Um guardião que se vem afirmando de jogo para jogo e que viu o poste substituí-lo e evitar o golo dos "canarinhos". Logo de seguida o guarda-redes do Teixoso efectua a defesa da tarde ao defender um livre directo com selo de golo. Na resposta, Costa, o capitão verde-negro, também de livre, põe à prova os reflexos de João Miguel.
A partir daí, o meio campo Teixosense, com Tinhas, Real, Costa e Gonçalo, começa a trocar melhor a bola e a acercar-se mais da baliza. No entanto, o último reduto alcainense dava pouco espaço de manobra e evitava o perigo para as redes de João Miguel.

Mirandela põe Teixosense em vantagem

O golo inaugural, contudo, pertence ao Teixoso. À passagem do minuto 17, e na sequência de um livre marcado em direcção frontal e a meio do meio campo do Alcains, o capitão Costa remata forte, o guarda-redes não segura e, na recarga, Mirandela encosta para o primeiro tento da tarde. O mesmo jogador repetia, diante do Alcains, a mesma "gracinha" que havia feito frente ao Sporting da Covilhã.
A vantagem teixosense manteve-se até bem perto do final da primeira parte. Os ataques e o bom jogo continua de parte a parte. Mas o Alcains, algo nervoso com o golo, comete erros a meio campo e Teixosense aproveita para criar perigo. A turma de Joaquim Peres, contudo, começa a assentar o jogo e acaba por repor o equilíbrio no marcador. Na sequência de um centro do lado esquerdo do seu ataque, Galo, sozinho no coração da área, marca de cabeça.

Incerteza até ao final

No começo da segunda parte, fazem-se várias alterações no Teixosense. David recém-entrado quase marca mas, na resposta, Lima, do Alcains, desfaz o empate a seu favor.
Os pupilos de Tó Real não baixam os braços e tentam por todos os meios anular a vantageme "empurram" o adversário para a sua metade de terreno As tabelinhas a meio campo obrigam os jogadores do Alcains a incorrer em faltas sucessivas. A pressão da turma teixosense começa a dar frutos e é com naturalidade que, aos 68 minutos, Dário repõe a igualdade, num remate forte e quase sem ângulo. O empate galvanizou a equipa e o bom jogo continuou, quer pela direita com Toninho, quer pela esquerda com Hélder Morais.
A equipa verde-negra podia até ter desfeito o empate. Mas, já perto do final, o brasileiro Hideraldo acaba com as esperanças do Teixosense. Os quatro minutos de desconto, dados pelo árbitro Paulo Abrantes, ainda deram para marcar o quarto golo do Alcains, por intermédio de Admilson, que estabeleceu o resultado final.
Foi um bom jogo de futebol. A vitória do Alcains é justa, mas a surpresa chegou a estar iminente. Houve momentos do jogo em que parecia que jogavam duas equipas do mesmo escalão, tal foi a entrega e o futebol praticado por alcainenses e teixosenses. Pelo jogo praticado as duas equipas dão boas esperanças para o campeonato aos adeptos respectivos. Foi um bom ensaio para as duas equipas, que se estreiam no campeonato no próximo domingo dia 26.



  Joaquim Peres, treinador do Alcains
Recuperar a equipa para o Campeonato


"Apesar da derrota, o Teixosense da III Divisão, foi um digno vencido. Causou-nos muitas dificuldades. Têm uma boa equipa. Os meus jogadores trabalharam bem diante de um adversário incómodo. Não parecia a equipa do último jogo connosco. E talvez o último resultado, tenha sido um factor para os jogadores do Alcains entrarem com excesso de confiança."


Tó Real, treinador do Teixosense
Bom ensaio para o nacional

"O Teixosense efectuou um bom jogo diante de uma boa equipa. Estas partidas da Taça de Honra, para além do simbolismo natural, servem também para as equipas ganharem mais entrosamento, para um campeonato que se avizinha longo e difícil. Os meus jogadores portaram-se bem.
Quanto a reforços, precisamos de um esquerdino, que vamos tentar encontrar. Quanto ao jovem guineense Braima, é um bom elemento que gostaríamos de contarapesar de já termos 23 jogadores. Vamos ver se as negociações resultam".