Por Ana Maria Fonseca


Segundo o estudo apresentado ontem, segunda feira, 27, na geeralidade, são as escolas do Litoral que apresentam as melhores classificações

Ontem, segunda feira 27 e pela primeira vez, o Ministério da Educação revelou os resultados dos exames do 12º ano, bem como as classificações resultantes da avaliação contínua dos alunos. Porto, Lisboa e Coimbra foram, por esta ordem, os distritos onde os alunos tiveram melhores resultados.
O estudo revelou ainda que oito das 10 escolas que apresentaram médias mais altas são privadas, mas são também privadas oito das escolas onde se verificaram piores classificações.
Segundo os dados apresentados, a prestação dos alunos é, na generalidade, melhor no Litoral do que no Interior.
Numa perspectiva mais específica, tendo em conta as disciplinas avaliadas isoladamente, verifica-se, por exemplo, esta tendência no Litoral no caso da Matemática, o que já não acontece, por exemplo, com a disciplina de Português A. Nesta disciplina é a região da Serra da Estrela e a Beira Interior Norte que registam as melhores médias.
As oito provas mais concorridas durante este ano lectivo foram Matemática, Biologia, Física, Química, Português B, Português A, Psicologia e História.
14 das 20 escolas que apresentam as notas mais elevadas dividem-se entre o Porto e Lisboa.
"Estes resultados não devem servir de base para classificar e diferenciar escolas. Devem servir sim, como uma reflexão sobre os problemas do sistema educativo", afirmou o ministro da Educação, Júlio Pedrosa, em conferência de imprensa após o conhecimento dos resultados.
Foram apresentadas as classificações de 625 escolas portuguesas, privadas e públicas, por concelho e por distrito, com base nos resultados das duas chamadas da primeira fase de exames, realizados durante Junho e Julho deste ano.