CRUP e Educação e Finanças reúnem hoje
Associações querem defesa dos seus interesses

Os estudantes do ensino superior querem que o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) defenda os interesses dos alunos na reunião de hoje com o Ministério da Educação e o Ministério das Finanças, onde serão discutidos os valores relativos ao orçamento para as universidades.

Uma vez que não haverá representação directa dos interesses dos estudantes nas negociações, delegam ao CRUP a responsabilidade "nos resultados que vierem a ser obtidos". As Associações de Estudantes de várias universidades afirmam-se "expectantes em relação à referida reunião, bem como ao que o Governo pretende negociar, e o que será realmente concretizado", referem em comunicado à comunicação social.
Os estudantes confiam que o CRUP "não aceitará qualquer acordo que apenas assegure o mero cumprimento do pagamento de salários e "esqueça" as restantes necessidades que contemplam, nomeadamente, o normal funcionamento das instituições e a salvaguarda do investimento necessário para garantir qualidade no ensino superior".
As Associações Académicas do Algarve, Beira Interior, Aveiro, Coimbra, a Associação dos Estudantes do Técnico e a Federação Académica do Porto reiteraram ao presidente do CRUP, Adriano Pimpão, que "a pertinência da discussão sobre o estado do superior não pode só manter-se nos domínios técnicos e orçamentais, mas também nas grandes questões da ausência de opção política que a Educação deve ser alvo de discussão pública e urgente".