Vitalino Canas afirma como prioridade o combate à droga

 

Vitalino Canas optimista no combate à droga
Governo investe mais na prevenção primária

Vitalino Canas visitou as instalações provisórias da Comissão para a Dissuação da Toxicodependência. O secretário de Estado revelou resultados e avança estratégias para o futuro no combate à droga.

Por Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


O secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Vitalino Canas, deslocou-se a Castelo Branco, na quarta-feira, 22 de Agosto, para visitar as instalações provisórias da Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência (CDT). O secretário começa por salientar que a despenalização do consumo de drogas "foi um passo muito positivo e uma forma adequada de nós começarmos a encarar os toxicodependentes como alguém que necessita de ajuda e que não devem ser tratados como os verdadeiros criminosos, que é o caso dos traficantes. Os consumidores e a sociedade em geral são vítimas do crime e não os seus praticantes".
Segundo Vitalino Canas, o Governo está empenhado no combate ao tráfico de drogas. "Esta é uma das nossas prioridades. Embora com recursos limitados, existe da nossa parte uma pressão cada vez maior com resultados bastante positivos", revela. Para além deste combate, o Governo pretende no próximo ano, "investir muito mais na prevenção primária, criando planos municipais na maioria dos concelhos do País" frisa.
Em relação à Comissão de Dissuasão da Toxicodependência de Castelo Branco, Vitalino Canas revela que "estão em apreciação sete casos, sendo este último normal, tendo em conta o contexto nacional onde existem quinhentas situações a serem apreciadas. Os distritos do Interior, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Beja e Évora, são aqueles que têm menos casos, tal como no passado e certamente assim será no futuro".
Por seu turno, Cecília Dias, presidente da Comissão, diz que "o número de casos tem tendência a aumentar, já que nos encontramos no Verão". Para esta responsável, a função dos órgãos é a de "um tribunal de cariz discriminatório, em que, na sequência das situações nos serem comunicadas através das forças policiais, os consumidores terão o seu encaminhamento".
A funcionar em instalações provisórias na Avenida 1º de maio em Castelo Branco, a Comissão deverá instalar-se durante o mês de Setembro, num edifício que está a ser recuperado no Centro Cívico.