Projecto "Sem Fronteiras"
Jovens desfavorecidos de férias nas Penhas da Saúde

NC/Urbi et Orbi

A Pousada da Juventude das Penhas da Saúde, na Serra da Estrela, recebe na próxima terça-feira, 4 de Setembro, um grupo de 26 jovens desfavorecidos, com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos, no âmbito do projecto "Sem fronteiras".
A iniciativa prolonga-se até dia 11 e resulta de uma parceria entre o Instituto Português da Juventude (IPJ), Instituto para o Desenvolvimento Social (IDS) e Movijovem. Os participantes são provenientes do Centro de Solidariedade Social de Valdozende "Arca de Noé", em Braga, e da Obra de São José Operário, em Évora. A animação do grupo está a cargo da Associação de Formação Ambiental e Florestal de Castelo Branco que, pelo segundo ano consecutivo, apresentou um projecto de ocupação e actividades à delegação regional albicastrense do IPJ. Do projecto ocupacional, destaque para a "caça ao tesouro", projecção de vídeos, ateliês de pintura e reciclagem de materiais e papel, observação de aves, jogos tradicionais, piqueniques, actividades aquáticas e visitas temáticas ao Parque Natural da Serra da Estrela.

Campo de Intercâmbio no Teixoso

Também com o apoio do IPJ de Castelo Branco, mas integrado no Programa de Mobilidade e Intercâmbio, o Grupo de Jovens Amigos do Ambiente da Cova da Beira, em parceria com a Quercus - Cova da Beira, promovem, no Teixoso, um Campo de Intercâmbio Internacional, denominado "Eco Cova da Beira".
A acção desenvolve-se a partir de segunda-feira, 3 de Setembro, e prolonga-se até ao dia 17, com a participação de 20 voluntários oriundos de vários pontos do País, Alemanha, Hungria, Croácia, Bélgica e França. Os participantes vão fazer limpeza de matas e ribeiras da região, promover debates e visitar vários locais e entidades. Depois do Paul e do Retaxo, esta é a terceira localidade do distrito a receber, este Verão, um Campo de Intercâmbio.