A História de um Sonho


Arthur Schnitzler, 1926





Esta obra do princípio do século serviu de inspiração ao último filme realizado por Stanley Kubrick , "Eyes Wide Shut".
Um jovem casal de Viena escapa ao tradicional conservadorismo da época através do interlúdio de fantasias sexuais. Os confrontos vividos pelos dois casais, o do livro e o do filme são quase homónimos, embora os separe perto de um século.
Em "História de um Sonho" o casal vienense descobre que não se conhece.
Após uma noite de mútuas confissões, Fidolin, um médico de 35 anos, consumido pela dúvida e pelas revelações da mulher, Albertine, vai experienciar, numa só noite, as propostas perversas de quatro mulheres diferentes.
É uma noite única e, no dia seguinte, ao tentar reviver as aventuras passadas na penumbra de uma sociedade secreta envolvida em luxúria, Fidolin assiste à negação dos convites da noite anterior, um a um, até acabar por voltar aos braços de Albertine, a mulher que o condena em sonho.
Schnitzler, escritor e psiquiatra contemporâneo de Freud, fascinado pelos mistérios da mente humana, com os seus recantos obscuros explorando o erotismo, o deu toda a ênfase ao homem e à sua dupla face. Por um lado o pai, marido e médico exemplar e, por outro, o homem lascivo e sedutor.
Para a mulher ficou reservado o papel da companheira que espera e perdoa, embora sonhe com o castigo do esposo.

Por Ana Maria Fonseca