Costa, do Teixosense, aguareda o desfecho do despique entre Gonçalo e o seu opositor. A sua Equipa entrou de pé direito.
III Divisão (série D) - Sertanense goleia em casa
Teixosense regressa em grande


Por Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi


O regresso do Teixosense à III Divisão ao fim de 22 anos começou da melhor forma. Os serranos receberam o Mirandense e venceram por duas bolas a zero. O jogo começou com o futebol a decorrer maioritariamente no meio-campo. Depois de um estudo mútuo a partida ganha mais emoção nas duas balizas. Pedro Leal da equipa de Miranda do Corvo remata ao poste. Mas o Teixosense responde e, depois de ultrapassar o nervosismo inicial, acerca-se com perigo da área adversária.
A pressão exercida começa a dar fruto e, aos 31 minutos o Teixosense chega à vantagem. Na sequência de um canto apontado do lado direito por Tinhas, a bola cai no meio da área do Mirandense onde aparece Xinai a rematar com êxito para o fundo da baliza de Hélder. Poucos minutos depois o Teixosense tem ocasião para ampliar. Gonçalo vai à linha de fundo, cruza para o segundo poste, mas Mirandela cabeceia por cima da barra.
Os forasteiros sobem no terreno, mas a bem ordenada defensiva local não dá hipóteses. A mobilidade dos jogadores do meio-campo e avançados do Teixoso, criam "mossas" na defensiva e a vantagem ao intervalo para os homens da casa justifica-se.

Vitória consolidada

A segunda parte trás mais pressão por parte do Mirandense que tenta a todo o custo chegar à igualdade. Por várias vezes Hélder Cruz, o novo guardião das redes teixosenses, é posto à prova, mas revela sempre muita segurança. O aumento do caudal ofensivo dos visitantes obriga a equipa da casa a jogar em contra-ataques rápidos que provocam, quase sempre, calafrios à defesa contrária.
Depois de algumas oportunidades falhadas gritou-se golo para o Teixosense, mas Xinai, solto no lado direito do ataque, remata às redes laterais e, depois, em situação frontal, atira a bola para fora. Pouco depois, Mirandela, numa boa iniciativa individual, livra-se de vários adversários e, já perto da área sofre carga e Miguel Coutinho, árbitro de Santarém, nada assinala. Um lance que, no entanto, não mancha a actuação do juiz escalabitano.
O treinador do Mirandense, manda avançar ainda mais a equipa e faz entrar Rui Carlos. Mas o Teixosense começou a trocar ainda melhor a bola e a executar bem as tabelinhas. Num desses lances. Dário entra na área tabela com David, este remata com êxito e amplia a vantagem. A reacção dos forasteiros cai por terra. O Mirandense que ficou na época passada no 14.º lugar, tem uma excelente equipa. Fisicamente forte e muito rápida. Quanto ao Teixosense, a boa actuação dos seus jogadores ainda deixou mostras de poder evoluir mais e aumentar a qualidade ao nível do entrosamento.
No próximo domingo, a equipa verde-negra, tem uma viagem difícil até Alcobaça para defrontar o Ginásio local, a contar para a Taça de Portugal.

Sertanense "cilindra" Tomar

Excelente início de temporada teve também o Sertanense. Os serranos receberam o União de Tomar e golearam com quatro golos sem resposta. Três pontos que colocam os jogadores de Kikas na segunda posição do campeonato e que abrem boas perspectivas para a viagem a Almeirim, no dia 9 de Setembro (no próximo domingo, 2 de Setembro, os campeonatos da III divisão param para se disputar a primeira eliminatória da Taça de Portugal).
Menos brilhante foi a prestação do Vitória de Sernache na competição. Ainda assim, os beirões conseguiram arrancar um empate no terreno do Mirense. O conjunto da Zona do Pinhal defronta na próxima jornada o recém promovido Teixosense, naquele que é o primeiro derby distrital do calendário.