Castelo Branco
Unifesta no Cine-Teatro
Cientistas e astrónomos convivem na cidade

NC/Urbi et Orbi

Conjugar ciência e astronomia é o objectivo da Unifesta. Um evento da The Planetary Society, que traz à cidade cientistas especializados nesta àrea.

O Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, vai ser o palco da Unifesta, um convívio entre a ciência e a astronomia. Durante os dias 21, 22 e 23, os albicastrenses vão ter a oportunidade de conviver com cientistas e astrónomos da NASA, de Espanha e do nosso País. Conjugar ciência e astronomia e divulgá-las, ao mesmo tempo que se promove o convívio daqueles que têm interesse por estas àreas, é a proposta da Unifesta.
Inserida na programação oficial da The Planetary Society (TPS), a Unifesta vai receber, entre muitos outros, Adriana Ocampo, cientista, que para além de divulgadora em algumas das mais importantes missões da NASA, foi galardoada pela ONU devido ao trabalho de divulgação da astronomia em diversos países.
Albert Bear, cientista afccionado da robótica e defensor da ideia de que mais cedo ou mais tarde, algumas das luas de Júpiter e Saturno serão perfuradas por robôs, é outro dos convidados.
A população vai ter três dias de festa e pode escolher entre colóquios, roteiros celestes e componentes ligadas à astronomia. Daí que o autarca albicastrense, Joaquim Morão, olhe para este evento com satisfação: "Esta iniciativa vai trazer à cidade técnicos importantes, numa matéria também ela importante". À festa junta-se a música, com a actuação, no dia 22, do Orfeão de Castelo Branco, no recinto da Nossa Senhora de Mércules.