A partir deste ano lectivo
Novo Calendário escolar entra em vigor

Por Ana Maria Fonseca


Tempos diferentes de avaliação para as várias UCPs da UBI. O novo calendário traz novidades para todos, mas principalmente para a UCP de Artes e Letras que terá momentos de avaliação distintos das outras UCPs.

A partir deste ano lectivo entra em vigor um novo calendário escolar diferente para as várias Unidades Cientifico Pedagógicas.
A UCP de Artes e Letras é a que regista alterações mais significativas. Nesta UCP todos os anos das Licenciaturas terão os mesmos horários. Assim, os alunos que frequentem as Licenciaturas de Língua e Cultura Portuguesa, Ciências da Comunicação, Design Multimédia e Design Têxtil começam as aulas no dia 1 de Outubro, tal como os caloiros que ingressem na UBI em primeira fase. Os exames de época de recurso regressam, nesta UCP, para o mês de Setembro, em vez das épocas praticadas este ano durante os meses de Fevereiro e Julho.
As UCPs das Ciências Sociais e Humanas, das Ciências Exactas e das Ciências da Engenharia mantém as duas épocas de recurso, em Fevereiro e Julho, à semelhança do que aconteceu durante este ano lectivo 2000/2001.
O recomeço das aulas para estas UCPs é no dia 17 de Setembro.
O período de férias do Natal foi aumentado de uma para duas semanas.
Depois das férias, os alunos de Artes e Letras regressam para duas semanas de aulas antes dos exames de época normal que começam a 4 de Fevereiro.
As UCPs das Ciências Sociais e Humanas, Ciências Exactas e Ciências da Engenharia não têm mais aulas após as férias do Natal e começam os exames de época normal a 21 de Janeiro.
Os alunos do primeiro ano de todos os cursos excepto os das UCPs de Artes e Letras terão uma semana de aulas após as férias de Natal e entram em exames de época normal a 29 de Janeiro.
A 15 de Fevereiro começam para os caloiros e para as restantes UCPs excepto as de Artes e Letras os exames de época de recurso. Para estes últimos o recurso passa para dia 2 de Setembro.
Esta alteração surge após uma avaliação no sentido de adaptar os períodos lectivos às necessidades especificas dos alunos das várias UCPs, com o objectivo de melhorar o rendimento escolar.
Para aceder aos serviços académicos e ver o calendário escolar completo consulte http://kioskes.ubi.pt/GuiaDoAluno/pCalendario.asp